InícioAMAZONASPrefeitura de Coari amplia serviços para os idosos com retorno das atividades...

Prefeitura de Coari amplia serviços para os idosos com retorno das atividades no Centro Público de Convivência

Coari – A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), está reforçando a oferta de serviços às pessoas da terceira idade com o retorno oficial das atividades coletivas e presenciais ofertadas semanalmente pelo Centro Público de Convivência Adluver Lira de Góes. Os destaques ficam por conta dos atendimentos nas áreas de saúde e assistência social, e dos exercícios e momentos de lazer e entretenimento como os que aconteceram entre quinta (25) e sexta-feira (26).

De acordo com a coordenadora do Centro Público, Maria do Carmo Lopes da Silva, suspensas por causa da pandemia, as atividades coletivas e presenciais voltadas aos idosos são tidas como prioridade pela atual gestão municipal, haja vista que promovem o envelhecimento saudável. “O retorno dos nossos serviços foi feito de forma gradual e com segurança, conforme a determinação do prefeito Keitton Pinheiro referente ao fortalecimento das ações que contribuem para o aumento da qualidade de vida das pessoas que estão na terceira idade”, disse.

 

Na última quinta, os usuários do centro tiveram a oportunidade de atualizar o cartão de vacina, assim como o Cadastro Único, aferir a pressão, emitir Carteira do Idoso, além de receber serviços na área da beleza pelo Programa Capacita Coari, que realizou corte de cabelo masculino e feminino e escova; de massoterapia pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e aula de hidroterapia. Já na sexta, aconteceu a tradicional tarde dançante, com muitos momentos de diversão e lazer.

O aposentado José Brito de Souza, de 62 anos, afirmou que não via a hora de voltar a participar ativamente das ações promovidas pelo Centro Público de Convivência Adluver Lira de Góes, em especial as tardes dançantes. “Participo desse grupo faz tempo e sempre vim para todas as atividades. Estava com saudade! Eu gosto da brincadeira desde novo então ter esse momento de festa novamente é uma alegria muito grande pra mim”, comentou.

A ex-servidora pública Maria Madalena Santos de Oliveira, 64, começou a frequentar o local depois de receber vários convites de uma amiga. Agora pretende ir sempre. “Essa é a segunda vez que eu venho. Dançar, eu acho que não acerto mais, mas eu gosto de ficar apreciando. Também gostei muitos dos atendimentos que eles realizam aqui. Tudo isso é muito bom porque tira a gente da rotina e a gente se diverte. A partir de agora toda vez que der eu vou vir”, revelou.

O Centro Público de Convivência leva informações e desenvolve diversas atividades com atendimento e orientação social/individual à pessoa idosa. Também presta esclarecimento sobre assuntos que envolvam maus-tratos, realiza visita domiciliar, atendimento com fisioterapeuta e outros profissionais de saúde, emissão de carteira do idoso, contato familiar e encaminhamentos. O equipamento possui salas para fisioterapia, atividades culturais e de esporte, oficinas e cursos. Tem ainda salão de jogos e de eventos, pista de caminhada, galpão de atividades, além de uma piscina semiolímpica.


Artigos Relacionados

LEIA MAIS