A Prefeitura de Coari deu total apoio para a realização do “Turismo em Movimento”, nesta quinta-feira (26), no Auditório José Silvério Nery. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), tem o objetivo de potencializar as atividades turísticas, por intermédio da integração entre poder público e empresários do setor, além de promover o ordenamento turístico com atendimentos relacionados à regularização e licenciamentos.

Para o secretário adjunto de Turismo, Jacksoney Lima, o encontro é uma oportunidade para reconhecer os caminhos que o município deve tomar a fim de alavancar ainda mais as operações turísticas, tendo em vista que Coari foi novamente certificada no Mapa do Turismo Brasileiro. “Conforme determinação do prefeito Keitton Pinheiro, estamos trabalhando para trazer novo viés econômico e já temos comunidades se preparando para isso, como São José da Fortaleza e Uburetama”, destacou.

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, explicou que o órgão veio para Coari fazer a interiorização do turismo, uma determinação do governador Wilson Lima, que não seria possível sem o apoio da prefeitura, do prefeito Keitton Pinheiro e de todos que querem ver o turismo vingar no município. “Nós moramos onde o mundo inteiro tem vontade de conhecer, e Coari tem uma potencialidade turística gigantesca com ecoturismo, turismo de contemplação, e o turismo é uma matriz econômica infinita”, enfatizou.

Ribeiro aproveitou a ocasião para entregar o certificado de Cidade do Mapa do Turismo Brasileiro ao controlador-geral do Município, Raphael Borges, que estava no evento representando o prefeito Keitton Pinheiro. “Isso (resultado) foi graças ao trabalho desenvolvido pela prefeitura com todos vocês que estão aqui. Sem vocês, nada disso seria possível e, com toda certeza, vocês vão fazer muito mais e Coari, daqui alguns anos, será uma referência do turismo do nosso Estado”, afirmou.

Para Raphael Borges, a certificação é um reconhecimento do trabalho conduzido pela equipe do prefeito Keitton Pinheiro. “A permanência de Coari no Mapa do Turismo teve a participação de viários secretários porque não foi algo fácil de se conseguir. Todos ajudaram. E é importante os empresários estarem nesse evento, dando suporte, aprendendo, se disponibilizando junto à Amazonastur para se prepararem para receber turistas, pois esse é um futuro promissor no nosso município”, evidenciou.

O “Turismo em Movimento” aconteceu hoje, de 9h às 17h. A programação contou com um Workshop de Turismo Sustentável, abordando competências da Amazonastur e da Secretaria Municipal de Turismo, e enfatizando a importância da formalização com o Sebrae e do cadastro no Cadastur. Houve ainda atendimento com instituições financeiras como Afeam, Basa, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, e parceiros como Ipaam e CBMAM para licenciamentos e segurança.

A Secretaria Municipal de Finanças tratou de licenças de funcionamento, e representantes da Fundação de Vigilância em Saúde deram orientações sobre segurança alimentar. O Departamento de Registro e Sensibilização (DRS) da Amazonastur ofereceu suporte para regularização, acesso ao Cadastur e divulgou a campanha “Alô Turista” e protocolos de biossegurança. Já o Sebrae/AM forneceu orientações sobre formalização empresarial e gestão, e apresentou a carta de serviços da instituição e o credenciamento na plataforma “Amazonas To Go”.

A Amazonastur, por sua vez, se reuniu com o setor turístico e representantes municipais visando fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, crucial para a participação no Mapa do Turismo Brasileiro e para atrair investimentos estaduais e federais. O Mapa é uma iniciativa do Ministério do Turismo que norteia a definição de recursos e de políticas públicas com foco no desenvolvimento do setor.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Coari

Foto: Divulgação