Coari – Os investimentos em saúde pública, uma prioridade da gestão de Keitton Pinheiro para garantir o atendimento pleno da população, tem possibilitado a realização de procedimentos cirúrgicos que antes eram ofertados somente na capital Manaus. A prova disso são as cirurgias de ligadura de varizes esôfagianas que acontecem nesta segunda-feira (25), no Hospital Regional de Coari Pref. Dr. Odair Carlos Geraldo.

De acordo com o diretor da unidade hospitalar Fabrício Botelho, serão contemplados 11 pacientes do Instituto de Medicina Tropical com os procedimentos. Um marco na história da saúde pública do município. “Isso foi possível graças as melhorias da atual administração para qualificar ainda mais o sistema de saúde pública municipal. A oferta desse serviço na cidade traz muitos benefícios para os pacientes, uma vez que não precisarão mais se deslocar para Manaus”, observou.

Botelho evidencia que os procedimentos cirúrgicos são realizados pelo Dr. Marcelo Lasmar, clínico geral especialista em gastroenterologia. O profissional, que é contratado pela prefeitura, realizará ainda, durante toda a semana, procedimento de endoscopia em 80 pacientes que estavam agendados.

A ligadura elástica é considerada o tratamento endoscópico preferencial das varizes de esôfago – veias dilatadas que podem surgir em doenças que fazem aumentar a pressão nas veias do sistema porta, sendo o exemplo mais frequente a cirrose hepática. O procedimento é realizado para a prevenção da ruptura destes vasos, evitando assim quadros de hemorragia digestiva. Além disso, também é utilizado para cessar um sangramento já causado por uma ruptura de varizes.