Coari (AM)- A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou nesta sexta-feira (10), no ginásio Pedro Padilha, no bairro Pera, uma programação especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho). A mobilização teve como principal objetivo conscientizar o público presente sobre as consequências que a exposição ao trabalho infantil podem trazer a crianças e adolescentes.

A secretária adjunta da SMDS, Leiliane Cordovil, enfatizou que o governo municipal, por meio das ações estratégicas de combate ao trabalho infantil, tenta diminuir o número de crianças envolvidas em atividades que podem fazer com que elas percam a possibilidade de ter uma infância digna. Assim como também trabalha para que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados, como o direito a saúde, a educação, a infância segura e ao convívio familiar.

“Nós estamos aqui para reafirmar o compromisso com o fortalecimento de uma agenda intersetorial de combate ao trabalho infantil, integrando ações das políticas públicas de assistência social, educação e saúde, mas também viemos para chamar a atenção da sociedade para a importância do combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. Vamos juntos unir esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil em nosso município”, pediu Leiliane.

Na programação desta sexta houve muitas brincadeiras com a turma do Juquinha, apresentação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) do Selo Unicef, orientações para os pais e as crianças sobre o tema da campanha, atendimento psicossocial e Cadastro Único, corte de cabelo, atividades lúdicas e de embelezamento com as crianças e pintura artística, além de pula-pula e distribuição de lembranças, lanche, picolé, pipoca e refrigerante.

A mobilização, que integra as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social com a parceria das secretarias de Saúde, Educação e de Juventude, Esporte e Lazer, que também estiveram promovendo atividades com as crianças presentes.

Fique atento! Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, você pode fazer a denúncia no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no Conselho Tutelar.