TCE

Amazonas – A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta terça-feira (16), no Auditório Silvério José Nery, a abertura da Campanha Agosto Dourado, que visa intensificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A partir desta quarta, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município receberão diversas atividades de conscientização e esclarecimento sobre a importância do tema, de acordo com a Lei Nº 13.435 de 12 de Abril de 2017.

O prefeito Keitton Pinheiro, que prestigiou o evento na companhia do vice-prefeito Edilson Lima e de vereadores, destacou a importância das ações tanto para a mães de primeira viagem como para as que já tiveram a experiência de amamentar o seu filho, e também reconheceu o empenho e a dedicação das equipes de Saúde da Família no Programa Previne Brasil, simbolizando o esforço da prefeitura em melhorar os serviços de saúde ofertados pela Atenção Básica.

 

“O resultado desse trabalho é o avanço dos nossos indicadores de desempenho. No primeiro quadrimestre deste ano, por exemplo, o município de Coari alcançou a média nacional, saindo de 3.30 pontos em 2021 para 7.18 agora em 2022. Quero agradecer aqui cada um dos servidores das UBSs por mais essa conquista em prol da saúde da população coariense”, declarou o prefeito.

Até o final deste mês, como parte da programação alusiva ao Agosto Dourado, serão realizadas em todas as unidades básicas de saúde do município, atividades de Educação em Saúde com rodas de conversa envolvendo gestantes, nutrizes e lactantes, e distribuições de folders educativo. Nestas ações serão abordados temas como os benefícios da amamentação exclusiva, pega correta, como realizar a ordenha do leite materno, armazenar e oferecer para o bebê e “a importância dos 1.000 dias”.

Conforme o secretário da Semsa, José Carlos, nesta edição da campanha também serão desenvolvidas atividades da Semana do Bebê, que é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. “Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de 0 até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros”, explicou.

Dentre as ações serão discutidas de forma Intersetorial temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê. A semana faz parte dos desafios do Selo UNICEF, o qual o município de Coari fez sua adesão para o período 2021/2024.

A abertura da campanha Agosto Dourado contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo, servidores da Semsa, gestantes, lactantes e parceiros. O evento também teve homenagens a profissionais de saúde, além de entrega dos kits de enxoval para as mães que realizam o pré-natal nas 14 UBSs do município.