Coari – A Prefeitura de Coari tornou facultativo o uso de máscara de proteção respiratória no município. A flexibilização se deu, dentre outras coisas, em razão das melhorias dos cenários epidemiológicos. A medida está prevista em decreto publicado, nesta sexta-feira (1), no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas.

O documento, porém, recomenda a obrigatoriedade de utilização de máscara de proteção respiratória, em qualquer ambiente, aos idosos de 70 anos ou mais; pessoas com sintomas gripais; imunossuprimidos; profissionais de saúde no exercício; usuários do sistema de saúde público e particular; e usuários de qualquer meio de transporte coletivo ou compartilhado.

Conforme a publicação, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsa está autorizada a adotar todas as medidas necessárias ao controle da pandemia, ficando os demais órgãos e entidades da Administração Pública Municipal corresponsáveis pelo enfrentamento das ações de combate a pandemia.

 

Além disso, a medida prevista no decreto poderá ser reavaliada, a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.

A flexibilização do uso obrigatório de máscaras no Município de Coari considerou, dentre outras coisas, a avaliação de risco epidemiológico, divulgado no Boletim Diário COVID-19 Amazonas n°718 da FVS-RP, o qual aponta que o Estado se encontra, atualmente, no cenário de “Baixo Risco”, em consequência da baixa ocupação de leitos e redução das internações e óbitos por SRAG.