TCE
Foto: Marcos Pinheiro

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta terça-feira (1º) que, nos próximos dias, vai fazer doações aos familiares que tiveram perdas com a cheia do rio Negro ao longo do ano. Nas últimas 24 horas, o rio subiu mais 1 centímetro, deixando a metragem em 29,98 metros.

“Nos preparamos auxiliando a população com o pagamento de benefícios. A partir da próxima semana creio que o rio vai começar a baixar e vamos distribuir kits de higiene e dormitório para auxiliar as pessoas que perderam seus pertences”, disse.

Durante entrevista, David Almeida destacou as ações da Prefeitura de Manaus em apoio às famílias afetadas pela subida do rio Negro.

“Construímos mais de 9 mil metros de pontes, nunca se construiu tanta ponte na cidade de Manaus. Nós colocamos os feirantes em uma balsa e continuaram comercializando seus produtos. Tudo que fizemos foi com recursos próprios da Prefeitura de Manaus. Se o Governo do Amazonas e o Governo Federal resolverem dar um auxílio, vamos ajudar os moradores da zona rural da cidade”, falou.

A prefeitura tem o planejamento para atender as mais de 4 mil famílias catalogadas nos 15 bairros mapeados pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil. Desde o último dia 18, a Semasc já fez a entrega de 2 mil cestas básicas às famílias que sofrem com a subida do rio Negro, nos bairros: Educandos, Puraquequara, Glória, São Jorge, Mauazinho, Tarumã, São Geraldo e Presidente Vargas, e a comunidade Vila da Felicidade.