InícioMANAUSPrefeitura de Manaus e Unicef discutem resultados da iniciativa #AgendaCidadeUnicef

Prefeitura de Manaus e Unicef discutem resultados da iniciativa #AgendaCidadeUnicef

*CIDADANIA*

 

*Prefeitura de Manaus e Unicef discutem resultados da iniciativa #AgendaCidadeUnicef*

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizaram, nesta segunda-feira, 29/4, um encontro com o comitê executivo da #AgendaCidadeUnicef – Manaus para discutir os principais resultados obtidos pela iniciativa ao longo do ano passado, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, e ajustar o Plano de Trabalho de 2024.

 

O balanço foi realizado no Palacete Provincial, no Centro Histórico de Manaus, onde representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atuantes no território também participaram da discussão ao lado de membros do poder público.

 

“Mais uma vez, foram discutidas as ações realizadas no combate à evasão escolar dentro do bairro Colônia Antônio Aleixo, no combate ao trabalho infantil, no combate à exploração sexual, na atenção à saúde alimentar e nutricional, na promoção de políticas de empregabilidade e muito mais. É um momento em que olhamos para trás e nos preparamos para o futuro, tendo em mente a relevância dessas ações em nossa cidade a longo prazo”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos e coordenadora executiva do comitê, Graça Prola.

 

Por meio da iniciativa, o bairro Colônia Antônio Aleixo foi palco de uma série de mudanças significativas na realidade da comunidade e das famílias presentes nele, como o resgate de 713 crianças em situação de evasão escolar que voltaram a estudar, um índice de atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes que atingiu de 73% e a realização de ações periódicas para a erradicação do sub-registro civil no território.

 

Entre os projetos discutidos para serem efetivamente implementados ainda neste ano, o comitê deu destaque ao projeto “Maria Miúda”, que visa prevenir a exploração sexual e outras violações de direitos de meninas e jovens na comunidade, trabalhando ainda questões como a autonomia financeira para a quebra do ciclo da violência. O projeto atualmente se encontra em fase identificação e cadastro de famílias que irão compor a primeira turma.

 

A chefe interina do escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França, destacou o caráter pioneiro da #AgendaCidadeUnicef em muitos aspectos do desenvolvimento de políticas públicas no município de Manaus, ressaltando a atuação integrada e simultânea do poder público capitaneada pela gestão municipal.

 

“Quando começamos, não tínhamos uma linha de base de onde partir, então nós mesmos acabamos criando essa linha de base e hoje já conseguimos traçar mudanças significativas promovidas dentro do bairro. Estamos chegando à reta final desta primeira #AgendaCidadeUnicef e acreditamos que conseguimos, de forma muito exitosa, criar as conexões que a iniciativa almejava desde o início, garantindo o acesso a diferentes serviços dentro da comunidade e preenchendo muitas de suas lacunas”, explicou.

 

*#AgendaCidadeUnicef*

 

A #AgendaCidadeUnicef é uma iniciativa do Unicef, em parceria com prefeituras municipais de oito grandes centros urbanos brasileiros, para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida por meio de metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção e Inclusão Socioprodutiva) e do monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

 

Em Manaus, a parceria tem como foco de atuação o bairro Colônia Antônio Aleixo pois, de acordo com dados coletados pela gestão municipal, o território abriga mais de 80% das crianças em situação de trabalho infantil identificadas no município.

 

 

– – –

*Texto -* Guilherme Pacheco / Semasc

*Fotos -* Diego Lima / Semasc

*Disponíveis em -* https://flic.kr/s/aHBqjBoi2J

 

*Publicado em -* https://www.manaus.am.gov.br/noticias/cidadania/acoes-agenda-unicef/

 

 

 

– – –

SEMASC – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania

Assessor Responsável: Leonardo Fierro (92) 99446-4599

E-mail: [email protected]

Artigos Relacionados

LEIA MAIS