TCE


A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), entregou, na manhã desta sexta-feira, 18/8, 65 certificados de conclusão do curso de Cuidador de Idosos, o “Cuidadoso”. A cerimônia aconteceu na sede da instituição, localizada na rua Doutor Thomas, 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Com uma parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) – vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a Fundação Dr. Thomas já formou mais de dez mil profissionais para o mercado de trabalho.“O curso de Cuidador de Idosos é uma importante oportunidade que a Prefeitura de Manaus oferece à população. Hoje, 65 novos profissionais estão preparados para ingressar nesse mercado de trabalho, que só cresce. Na gestão do prefeito David Almeida, por meio dessa parceria entre a escola de serviço público, da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, e a Fundação Doutor Thomas, já formou mais de 300 cuidadores capacitados para atender a população idosa de nossa cidade”, ressaltou diretor-geral da Espi, Junior Nunes.

Após dois anos na tentativa de fazer o curso e sem êxito na inscrição, por conta da alta demanda, Ana Paula Fernandes, 35 anos, disse estar realizando um sonho. “Estou desempregada. Sempre cuidei dos meus avós e, quando soube, a partir das redes sociais da Fundação Dr. Thomas, informações sobre o curso, que, de fato, é o mais completo, resolvi fazer. Estou muito feliz por concluir. O estágio na Ilpi (Instituição de Longa Permanência) é um diferencial; aqui, os alunos conhecem na prática como funciona a rotina da pessoa idosa. Finalizo o curso, após quatro meses, na certeza de que escolhi a profissão que mais me identifico”, disse.

“Cuidadoso”
A Prefeitura de Manaus, em resposta ao crescimento da população idosa manauara e, consequentemente, à demanda do curso, passou a oferecer duas turmas por bimestre, aumentando em 50% o número de cuidadores de idosos capacitados pelo Cuidadoso, por ano, no município.

O curso capacita recursos humanos para o atendimento, no âmbito social e na área da saúde, às pessoas idosas em diversas situações: em residências, hospitais e clínicas especializadas, e instituições de longa permanência.

No ano de 2018, após uma nova reformulação no conteúdo dos módulos oferecidos e buscando o melhor aproveitamento dos alunos, o curso passou a ter carga horária de 320 horas, sendo 220 de aulas teóricas e 100 de práticas, ainda com frequência bimestral. Tornou-se o curso mais completo na região Norte, oferecendo estágio na prática dentro de uma Ilpi.

A coordenadora do curso da FDT, Maria Sabeli, explicou a importância de formar bons profissionais para atender a pessoa idosa. “Os cuidadores de idosos precisam apresentar conhecimento teóricos e práticos sobre a área, pois a sua atuação é uma grande responsabilidade. No dia a dia, eles estarão ocupados ajudando a pessoa idosa a se alimentar, se higienizar e até mesmo se locomover. Além do conhecimento teórico, para cuidar de alguém, você precisa ter amor e empatia”, explicou Sabeli.

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, ressaltou que, em 2023, a Prefeitura de Manaus ofertou, de forma gratuita, a partir da Fundação Dr. Thomas, duas turmas, sendo essa a última do ano, com a formação de mais de 60 profissionais habilitados para exercer essa profissão. “Ano que vem, já estamos organizando para oferecer uma turma EAD (Ensino a Distância), com 200 vagas, e quatro turmas presenciais, com 40 vagas cada. O prefeito David Almeida vem investindo em profissionais qualificados para atender a pessoa idosa, promovendo qualidade de vida e fortalecendo a Política Municipal do Idoso”, destacou.

 

 

Fonte: FDT

Foto: Divulgação