TCE


A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participa de dois eventos internacionais, no mês de aniversário da capital, sobre urbanismo e boas práticas urbanas, dentro da agenda do Programa Internacional de Cooperação Urbana (Iurc) América Latina.

Nos dias 18 a 21 de outubro, Manaus participa do evento sobre “Regeneração Urbana e Desenvolvimento Pós-Industrial”, em Bilbao, na Espanha, com a cidade espanhola compartilhando as melhores práticas em torno da regeneração urbana, da transformação de áreas abandonadas em bairros urbanos vibrantes e do desenvolvimento pós-industrial, a partir de seminários e visitas de campo.

Na sequência, dias 23 e 24, acontece o evento anual da Iurc, em Bruxelas, na Bélgica, com a apresentação de estudos de casos de sucesso, visão geral dos impactos globais do programa e oportunidades de conexão e insights com especialistas de alto nível.

Representando a prefeitura, o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, participa dos encontros internacionais, com as despesas pagas pela União Europeia.

Em Bilbao, o foco é na experiência de regeneração urbana da cidade, incluindo planejamento estratégico, arquitetura, cultura e governança atuando para reabilitar uma cidade industrial em declínio para uma metrópole próspera, resiliente e dinâmica.

Para o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, um dos projetos desenvolvidos pela prefeitura e que se encaixa perfeitamente no debate é o “Nosso Centro”, programa que fortalece a identidade do centro da capital amazonense por meio de intervenções no domínio público, com legado para a arquitetura e desenvolvimento urbano inovador, juntamente com melhorias previstas para sustentabilidade, habitabilidade e regeneração urbana.

“No Centro, estamos reativando espaços existentes e criando um amplo ambiente público que vai desempenhar um papel fundamental na vida dos moradores do entorno, dos visitantes e turistas de Manaus. Será um local do encontro entre os diferentes grupos culturais e sociais, composto de mirante, largo e casarões revitalizados, mas também pelas ruas, para a prática da caminhabilidade. Com certeza, será um espaço público mais saudável, criativo, inclusivo e com a vista do rio Negro como nunca se teve antes, com acesso completamente gratuito”, explicou Andrade.

Anual
A Iurc América do Norte e a América Latina organizam o evento em combinação com o evento anual Iurc Global, que acontecerá em Bruxelas, de 23 a 24 de outubro de 2023. Cidades, áreas metropolitanas e regiões participantes do programa e as áreas geográficas da América Latina vão apresentar os destaques da sua participação, as lições aprendidas e as aspirações para o futuro da sua cooperação. Além disso, os representantes terão a oportunidade de estabelecer redes e trocar ideias para desafios semelhantes no desenvolvimento urbano sustentável.

Reabilitação
Desde 2021, Manaus integra o programa Iurc América Latina, tendo como cidade-irmã Nápoles, na Itália. A prefeitura assinou o termo de cooperação internacional, oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.

As duas cidades-metrópoles compartilham experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos seus territórios.

A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.

*Foto* – Divulgação / Implurb