Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), participou da solenidade em comemoração aos 130 anos de fundação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), nesta quinta-feira (21), na sede da instituição, no bairro Nova Esperança, zona Oeste.

O subprocurador adjunto do município, Marco Aurélio de Lima Choy, que esteve no evento representando o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou a importância do MP-AM na defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais e individuais.

“O Ministério Público exerce uma função especial para o sistema de justiça e para o cidadão amazonense. Esta instituição tem o importante papel de fiscalizar e proteger os princípios e interesses fundamentais da sociedade. Por isso, seu funcionamento é independente de qualquer dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário”, disse Marco Aurélio Choy.

Palestras

Como parte da programação em comemoração aos 130 anos do MP-AM, foi realizado no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo o ciclo de palestras “Discutindo o Futuro do Ministério Público”.

A primeira palestra abordou o tema “Perspectivas de Atuação do Ministério Público: Entre o Passado e o Futuro”, proferida pelo procurador regional da República, ex-conselheiro e coordenador-geral da Corregedoria Nacional do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior.

Em seguida, o assessor da Presidência e ex-conselheiro do CNMP e membro do Ministério Público Militar, Marcelo Weitzel, explanou sobre as “Demandas e Posturas do Ministério Público no Presente”. Finalizando o evento, o membro do Ministério Público do Paraná, Rodrigo Leite Cabral, abordou as “Perspectivas de Atuação do Ministério Público Brasileiro na Esfera Criminal”.