Prefeitura de Manaus trabalha de forma preventiva e cautelosa na contenção de um grande talude, com aproximadamente 45 metros de altura, na rua Manoel Ribeiro, no bairro Mauazinho, zona Leste da capital. A região, geograficamente erosiva, sofria nos períodos de fortes chuvas com alagamentos e desmoronamento de alguns trechos. Nesta terça-feira, 28/9, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuam com tratores, retroescavadeiras e caminhões na contenção total da área.

 

Mais de 20 mil metros cúbicos de argila serão usados na área, solucionando de forma definitiva o problema de mais de 100 famílias que residem na via. Na sequência, o local receberá drenagens profundas, terraplanagem e asfalto.

 

O problema ocorreu devido ao acúmulo de lixo que foi se formando por longos anos. Segundo o engenheiro da Seminf Édson Júnior, responsável pela obra, a primeira etapa do serviço foi a retirada de 2 mil toneladas de lixo doméstico. Na sequência, as equipes iniciaram a contenção do talude e agora estão atuando na fase do reaterro. 

 

“O problema, que era muito antigo e vinha sendo postergado há anos, agora é solucionado. O prefeito David Almeida e o vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta, determinaram a execução da obra e estamos fazendo. A polução pode esperar uma área totalmente urbanizada e segura para todos”, afirmou o engenheiro.

 

Ainda de acordo com Édson Júnior, além da infraestrutura básica, a prefeitura irá implantar uma praça com área para crianças, jovens e adultos compartilharem de forma social e inclusiva com um espaço comum para todos.

 

“A população não terá apenas uma área com uma antiga erosão controlada. Os moradores receberão uma área de lazer completa, com parquinhos, praça e muito mais”, contou o engenheiro.

 

O morador Verilson da Silva disse que há mais de 10 anos solicitava serviços e não era ouvido pelo poder público. “A mobilidade aqui parou, o trânsito foi interrompido, e hoje essa obra praticamente virou ponto turístico na comunidade, trouxe mais esperança de que em dias próximos possa voltar à normalidade. Eu só quero agradecer a todos da Seminf que tem olhado aqui para o bairro do Mauazinho com carinho. Nós temos, além dessa obra, outras que estão acontecendo dentro da comunidade e estamos desde 2011 pedindo melhorias para esse local. Não nos foi dado ouvidos e hoje, com apenas nove meses da gestão do prefeito David Almeida, ele está fazendo e só temos a agradecer”, concluiu.