TCE
Foto: Divulgação

O vice prefeito Anderson Leal viajou até Tomé-Açu, município do nordeste do Pará. Aonde conheceu a CAMTA (Cooperativa Mista de Tomé-Açu). Uma cooperativa agrícola que produz polpas e derivados de frutas de maneira sustentável desde 1931. Por meio, de processos de cultivo rigorosos com alto controle de qualidade que garante valor nutricional e segurança ao alimento, colocando produtos naturais e saudáveis na mesa do consumidor. A Cooperativa CAMTA apresentou um modelo de parceria que pretende estabelecer com o município. São ações para Desenvolvimento Econômico, Educação entre outros.

O vice prefeito Anderson Leal entende a importância de estabelecer parcerias com diversas entidades. “A administração municipal esta de portas abertas para estabelecer parcerias que sejam para o benefício da comunidade figueredenses. A prefeita Patrícia Lopes e eu, estamos buscando saídas para gerar emprego e renda em nosso município, está aqui hoje, conhecendo um modelo de negócios com tradição em cultivo sustentável que pode ser aplicado dentro das comunidades rurais de Presidente Figueiredo, muito me anima”, finalizou.

A CAMTA é parte da história da migração japonesa para o Brasil, uma colônia de imigrantes japoneses que teve que se reinventar para se adaptar a um lugar novo, com muita chuva, umidade e particularidades dos solos amazônicos, como pragas agrícolas e enfermidades antes desconhecidas. Atualmente, há 172 cooperados e mais de 1.800 pequenos produtores contando com programas de capacitação e outros projetos, que geram cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos na região de Tomé-Açu.

Anderson Leal destaca o conhecimento acumulado pela cooperativa ao longo dos anos. ” O Sr. Michinori konagano me recebeu com muita cordialidade, apresentou a sede da CAMTA, e transmitiu parte do conhecimento acumulado ao longo dos seus 70 anos, em uma cooperativa agrícola, com capacidade de produção de 6 mil toneladas de produtos, para o mercado nacional e internacional.” O vice prefeito, ressalta a aplicabilidade do Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu, em Presidente Figueiredo.

O SAFs (sistema agroflorestal) utilizado em Tomé-Áçu é conhecido como SAFTA. um sistema inspirado na vivência dos povos ribeirinhos, no plantio em seus quintais que imita a floresta, através do poli cultivo de árvores frutíferas e florestais. Cultivando culturas agrícolas, frutíferas e florestais em uma mesma área. Há culturas de ciclo curto, como arroz, milho, feijão, maracujá, mamão e banana; de ciclo médio, a exemplo de pimenta-do-reino, cacau, açaí e dendê); de longo prazo, como andiroba e mogno.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pres. Figueiredo

Foto: Divulgação