No fim da tarde e noite desta sexta-feira (22) foram marcados por muitas inaugurações e entregas de obras em Rio Preto da Eva, na região metropolitana de Manaus. De letreiro turístico a Wi-Fi gratuito, a programação contou com a participação do Prefeito Anderson Sousa, vereadores e secretários municipais.

Letreiro Turístico 

A primeira inauguração foi a do letreiro turístico de Rio Preto da Eva. Instalado em um dos cartões-postais do município, o Balneário Municipal, na entrada da cidade.

As letras com os dizeres “Eu ❤️ Rio Preto”, são feitas com material de ACM, um plástico mais resistente. Elas foram adesivadas com fotos dos pontos turísticos e itens da cultura e gastronomia do município, como os cafés regionais por exemplo. Já o coração que fica entre as letras, foi feito de madeira, em tamanho grande, com um banco no centro. Ele foi ornamentado com flores e luzes de led, que brilham a noite.

Ao lado do letreiro, foi instalado também, um balanço em tamanho real, todo feito de madeira e ornamentado com flores. Na parte de cima, os dizeres “Rio Preto da Eva, um amor de cidade”.

“Praticamente todas as cidades do Brasil hoje em dia tem um letreiro de identificação do município, e o Rio Preto não poderia ficar de fora dessa. A gente espera que a população e os turistas venham até o balneário e aproveitem pra fazer uma foto bonita para postar nas redes sociais e divulgarem a nossa cidade”, disse o prefeito Anderson Sousa.

O projeto do letreiro e do balanço foi feito pela moradora de Rio Preto Fernanda Gomes, e a equipe dela. “Foi um prazer participar desse momento da cidade que eu amo. Eu tô muito feliz pela oportunidade e muito agradecida ao prefeito por ter confiado no meu trabalho. Essa é a realização de um sonho”, disse ela.

Fernanda ainda conta que o processo criativo foi bem rápido, assim que ela recebeu o desafio já começaram a surgir as ideias. “A gente queria um local bastante aconchegante, bonito, para os turistas fazerem fotos, e acho que a gente conseguiu. A população daqui já aprovou”, finalizou ela.

Prefeitura Conectada 

Ainda na noite de sexta-feira, se deu início ao programa Prefeitura Conectada, que leva Wi-Fi gratuito para a população em dois pontos do município, a praça de São Pedro, e o Mirante Pastor Severo Câmara, popularmente conhecido como Cristo Redentor.

“Nós ficamos muitos felizes com esse programa. Atualmente, o mundo gira em torno da internet, tudo se encontra nela. E a gente espera ajudar os estudantes que não tem acesso à internet em casa, para que possam vir a esses dois pontos para fazer as pesquisas, os trabalhos escolares”, comentou Anderson Sousa.

De autoria do vereador Henri Braga, o projeto foi aprovado por todos os vereadores na Câmara Municipal, e sancionado e executado pela prefeitura. “A gente fica muito feliz de ter esse projeto aprovado e colocado em prática, e o maior intuito é o benefício para a população. A gente quer todos os jovens, adultos, crianças, todo mundo utilizando esse serviço”, frisou o vereador.

A rede Wi-Fi, tanto na praça quanto no Cristo já estão em funcionamento. O usuário não precisa de cadastro. É só chegar nos locais e conectar na rede.

Ainda este ano outro ponto turístico, a Igreja de Cavaco, também vai receber o projeto prefeitura conectada.

Ginásio Dayson Siqueira reinaugurado 

Para finalizar a noite, o prefeito Anderson Sousa ainda reinaugurou o principal ginásio do município, localizado no Centro da cidade. O Dayson Siqueira Pinto passou por uma reforma de mais de 50 dias.

A engenheira Raissa Farah, responsável pela obra, explicou quais as principais demandas do local. “Primeiro a gente conversou com os coordenadores dos esportes para eles nos repassarem quais eram essas demandas, a partir daí começamos o trabalho. O principal problema era com relação ao piso da quadra, que estava bastante desgastado. Foi feito todo um trabalho de lavagem, lixamento e raspagem para esse piso ser restaurado. Depois foi feita uma pintura mais resistente na quadra, que vai demorar mais tempo para se desgastar”, informou ela.

Além do piso, as arquibancadas foram reformadas e pintadas. Todo o ginásio, tanto na parte interna como externa recebeu uma pintura nova. Os vestiários e banheiros tiveram vasos e pias trocados, e portas que estavam quebradas foram trocadas por portas novas.

“A obra foi feita, está dentro do que nós esperávamos e agora vamos poder dar continuidade no trabalho importante que estamos fazendo no esporte, inclusive já tem hoje a abertura da Copa Interbairros de Futsal, que já estreia no ginásio novinho”, informou Clebson Menezes, coordenador de esporte de Rio Preto da Eva.