A Prefeitura de Manaus deflagrou uma megaoperação de combate aos resíduos sólidos descartados nas ruas, espaços públicos, igarapés e na orla da cidade. A força-tarefa lançada pelo prefeito David Almeida há duas semanas, reúne diversas secretarias e uma espécie de exército de profissionais com a missão de reduzir de forma drástica o lixo que pode representar o maior vilão dos bairros com o início da temporada de chuvas, com fortes temporais previstos para o mês de janeiro.
A explicação é do próprio prefeito que no dia ao lançamento, enfatizou a determinação para manter “toda a prefeitura integrada na execução desta que é a maior operação de combate ao lixo jamais vista em Manaus. Estamos investindo em prevenção e é nisso que a cidade inteira precisa estar focada nessa época que antecede os grandes temporais”, afirmou David Almeida com a determinação de empenho máximo às secretarias ligadas ao tema de forma direta, em especial a de Limpeza Pública (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf).
Os bairros foram mapeados e distribuídos em zonas distritais para facilitar o planejamento estratégico de ações orientadas por fluxos de veículos e pessoas, por volume de resíduos sólidos descartados de forma inadequada e por riscos de impacto na saúde dos moradores e nos recursos ambientais do local.
Centro é uma das prioridades
Não por acaso, o Centro está entre as regiões de maior prioridade para a prefeitura por se tratar de área de passagem para milhares de consumidores atraídos pelo intenso e variado comércio, trabalhadores e por turistas que diariamente visitam os diversos atrativos da região mais antiga da cidade.
Ações permanentes de varrição e lavagem de ruas, calçadas e espaços públicos, capina, poda de árvores, pintura de meio-fio, remoção de entulhos e eliminação de lixeiras viciadas, mobilizam cerca de 200 profissionais somente da Semulsp, apoiados por caçambas, caminhões coletores, carros-pipa e equipamentos mecanizados.
As ações no Centro de Manaus são realizadas de forma permanente, sete dias por semana, nos turnos da manhã, tarde e noite. À noite, as ruas das áreas comerciais recebem lavagem especial para evitar impactos no funcionamento das lojas e no fluxo de visitantes durante o dia, explica o secretário da Semulsp, Sabá Reis, afirmando que a secretaria também ampliou a instalação de coletores de lixo e caçambas estacionárias, além de reforçar o número de servidores dedicados à área.
Outros pontos de Manaus também recebem a mesma atenção especial, defende o secretário, destacando que em diversos locais, serviços de paisagismo e proteção de áreas verdes também são executados.
Desobstrução de bueiros
A partir do mapeamento das áreas da cidade, equipes da Semulsp e da Seminf atuam na lavagem e desobstrução de bueiros, afirma o secretário de Infraestrutura, Renato Júnior, que determinou aos 18 distritos de obras, atenção especial aos serviços em bueiros entupidos, desassoreamento e restauração.
As equipes da Seminf utilizam um caminhão hidrojato, com a função principal da sucção. O uso desse equipamento é para a retirada de todo o lixo acumulado e dos resíduos que bloqueiam as caixas coletoras e as tubulações, permitindo o bom funcionamento das redes de drenagem na capital.
“O serviço de forma mecanizada, com o hidrojato, tem um resultado infinitamente maior, reduzindo os locais de alagamentos e proporcionando o escoamento de águas pluviais em ruas e avenidas da cidade, como determina o prefeito David Almeida”, afirma Renato Junior.
O secretário destaca a importância da participação da população nessa força-tarefa, a partir da manutenção das caixas coletoras livres de lixo, realizando o acondicionamento correto do lixo e não descartando resíduos nas vias públicas.
“Todo lixo descartado de maneira irregular nas ruas, volta para a população em forma de problema, uma vez que é arrastado pela água da chuva para dentro das tubulações das galerias, provoca obstruções e rompimentos do equipamento público, resultando em alagamentos na cidade”, explica o secretário ao revelar a meta ambiciosa da força-tarefa lançada este mês.
“Vamos desobstruir quase 120 pontos da cidade. É um trabalho realizado a muitas mãos, com equipes destacadas para diferentes bairros, atuando simultaneamente em vários pontos, especialmente nas áreas com maior descarte irregular de lixo. Essa é uma determinação do prefeito David Almeida, para potencializar esses serviços associados à rotina diária de limpeza. Nossa meta é evitar ao máximo os impactos das chuvas em alagamentos nos bairros”, explica o secretário da Seminf, Renato Junior.
Por Márcia Costa Rosa