A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), iniciou, nesta segunda-feira, 30/5, a construção das pontes provisórias na rua Barão de São Domingo, localizada no centro de Manaus, um dos principais acessos para o escoamento da produção agrícola das feiras Manaus Moderna e Banana.

A rua vinha sendo monitorada pela equipe da Defesa Civil e já constava no cronograma de atividades da pasta, que deve construir 300 metros de pontes na faixa central da pista, com acesso nas laterais. De acordo com o secretário da Defesa Civil do Município, Fernando Júnior, outras pontes ainda serão construídas no Centro.

“Nós estamos monitorando diariamente o Centro e todo o entorno, acompanhando a subida da água e analisando onde cabe a construção de pontes. Outras ruas ainda estão previstas, como a própria Eduardo Ribeiro, mas vai depender do quanto o rio ainda vai subir, isso determina o tamanho do impacto nas áreas de acesso”, disse.

Além da nova ponte na Barão de São Domingo, as pontes já construídas no Bariri e na rua dos Barés devem ser estendidas. Essas decisões partem do monitoramento constante das áreas alagadas ou com potencial de alagação, que dependem diretamente dos índices pluviométricos.

— — —