InícioAMAZONASPresidente da Aleam, Roberto Cidade cobra protocolo de ações preventivas para evitar...

Presidente da Aleam, Roberto Cidade cobra protocolo de ações preventivas para evitar grandes erosões na cidade de Manaus

Problema recorrente na capital amazonense, principalmente no período chuvoso, o número de erosões têm aumentado ano a ano. Diante disso, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade, encaminhou à Prefeitura de Manaus, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), requerimento solicitando informações à respeito das medidas preventivas e reativas às grandes erosões e voçorocas que atingem a cidade de Manaus.

“As erosões e voçorocas representam uma ameaça direta à segurança das comunidades. Quando ocorrem deslizamentos de terra ou colapsos de encostas, casas, ruas, as infraestruturas podem ser danificadas, colocando em risco a vida e a propriedade dos moradores. Portanto, é fundamental que haja planos de emergência e protocolos de evacuação em vigor para lidar com essas situações”, argumentou.

No requerimento são solicitadas informações sobre o levantamento atualizado das áreas mapeadas como áreas de risco de erosão, sejam elas de baixo, médio ou alto risco; sobre ações preventivas que estão sendo realizadas para evitar que estas erosões atinjam os moradores daquelas localidades; os protocolos são adotados para socorrer as famílias afetadas quando da ocorrência de deslizamentos de terra; sobre o planejamento adotado e quais medidas estão sendo executadas para retirar as famílias residentes de áreas de risco; e quais as ações que já foram realizadas pela Prefeitura de Manaus para solucionar o problema recorrente das grandes erosões.

“É de grande importância que a Prefeitura de Manaus adote medidas de forma preventiva, visto que as vidas e o patrimônio dos cidadãos estão em risco. Não é concebível a ideia de que o Poder Público intervenha apenas de maneira reativa, posto que é um fenômeno recorrente e previsível em muitos casos. Importante ressaltarmos que o problema apresentado não é novo, visto que ocorre o ano inteiro e se agrava no período chuvoso da cidade de Manaus. Já passou da hora de lidarmos de forma mais contundente para solucionarmos esse problema que tanto prejudica a população”, reforçou.

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) demonstram que Manaus é a cidade brasileira que mais registrou deslizamentos desde 2016. A própria Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) confirmou que até o ano de 2023, Manaus apresentava mais de mil pontos sujeitos a desastres espalhados pela cidade.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Roberto Cidade

Foto: Divulgação


Artigos Relacionados

LEIA MAIS