InícioAMAZONASPresidente do Conselho de Administração da Abrasel Nacional e da Abrasel Amazonas...

Presidente do Conselho de Administração da Abrasel Nacional e da Abrasel Amazonas Unem Forças para Impulsionar a Bioeconomia e a Gastronomia Sustentável na Amazônia

Paulo Nonaka está em Manaus, à convite do presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, para fortalecer parcerias, promover a gastronomia e conferir a bioeconomia sustentável da região amazônica

Em uma passagem marcada pela busca de soluções inovadoras, Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel Nacional), está em Manaus para cumprir agendas com o objetivo de impulsionar a bioeconomia e a gastronomia sustentável da Amazônia. A visita tem como foco estabelecer parcerias estratégicas entre a Abrasel e instituições locais, promovendo o desenvolvimento de alimentos e matérias-primas inovadoras e sustentáveis, a partir dos recursos naturais da região.

A principal atração das visitas foi a transformação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) em Centro de Bionegócios da Amazônia, uma instituição dedicada ao investimento em pesquisas de matérias-primas sustentáveis da Amazônia, como açaí, tucumã, cupuaçu e óleos de andiroba. A parceria entre a Abrasel e o Centro de Bioeconomia promete alavancar o desenvolvimento de alimentos inovadores a partir dos tesouros naturais da região, incluindo hambúrgueres e linguiças feitos com açaí e tucumã.

Durante sua estadia em Manaus, o Paulo Nonaka também se encontrou com empreendedores da área da ciência e bioeconomia, empenhados em transformar os frutos e matérias-primas amazônicas em produtos de alto valor agregado. Esses esforços visam não apenas impulsionar a economia regional, mas também promover a sustentabilidade e a conservação da floresta.

Palestra para Membros e Associados

Seguindo os compromissos, Paulo Nonaka ministrou uma palestra inspiradora para membros da Abrasel seccional Amazonas, associados e novos associados. Sob o tema: “Desafios e Tendências no Setor de Bares e Restaurantes”, Nonaka abordou questões cruciais como educação, simplificação do empreendedorismo, inclusão de grupos minoritários no setor de alimentação fora do lar e sustentabilidade.

“É crucial que os donos de bares e restaurantes associados compreendam a importância da sustentabilidade, da ciência e da tecnologia na indústria alimentícia”, enfatizou Nonaka. Ele também destacou a importância do urbanismo para criar cidades inteligentes, facilitando o acesso dos trabalhadores do setor a suas rotinas.

Homenagem e Nomeação

O presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, recebeu uma emocionante homenagem dos membros e ex-presidentes da associação em reconhecimento ao seu trabalho notável à frente da organização e pelo seu papel fundamental na realização da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), que aconteceu nos dias 30 de setembro e 1 de outubro deste ano. A FIGA é um evento bienal que destaca a riqueza gastronômica da região amazônica.

Além disso, durante o evento, Paulo Nonaka anunciou o convite feito a Rodrigo Zamperlini para integrar o Conselho de Administração Nacional da Abrasel, demonstrando o compromisso da entidade com a região e a visão conjunta de fortalecer o setor de alimentação fora do lar no Brasil.

Essa visita emblemática sela uma parceria promissora entre a Abrasel e a Amazônia, abrindo caminho para a criação de pratos inovadores, a promoção da sustentabilidade e o desenvolvimento do turismo gastronômico na região, gerando empregos e renda e fortalecendo o ecossistema local.

 

Fonte: Abrasel

Foto: Divulgação

 



Artigos Relacionados

LEIA MAIS