TCE


Cerca de 100 atividades e soluções foram realizadas no município em 2023, abrangendo eixos estratégicos e ações de gestão, inovação e sustentabilidade, inclusão produtiva e capacitações.

A prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo reiterou sua parceria com o Sebrae Amazonas, renovando o contrato para a continuidade do Programa Cidade Empreendedora no próximo ano, após um ano de conquistas significativas em 2023.

Para a prefeita Patrícia Lopes, o programa representa um marco para Presidente Figueiredo, impulsionando o crescimento planejado do município e proporcionando melhores serviços públicos aos cidadãos e empreendedores locais.

“O Cidade Empreendedora é um divisor de água em Presidente Figueiredo, pois, depois de todas as estratégias implantadas, o nosso município está crescendo e crescerá ainda mais com planejamento, e de forma estratégica, oferecendo ao cidadão e ao empreendedor melhor qualidade em tudo que ofertamos como serviço público”, afirma a prefeita.

Com a atuação do programa neste ano, foram executadas cerca de 100 atividades e soluções, abrangendo nove eixos estratégicos e ações de gestão, fortalecimento de lideranças locais, desburocratização, empreendedorismo nas escolas, incentivo à criação de salas do empreendedor, marketing territorial, inclusão produtiva e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.

Os eixos estratégicos executados no município alcançaram bons resultados, como inovação e sustentabilidade (10%), gestão municipal (10%), desburocratização (2%), sala do empreendedor (5%), inclusão produtiva (30%) e marketing territorial e setores econômicos (43%) proporcionaram uma ampla gama de soluções, como visitas técnicas (5%), consultorias (25%) e capacitações (70%).

Essas iniciativas foram promovidas através de diversas secretarias municipais, com a Secretaria Municipal de Produção (Semada) liderando com 36%, seguida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) com 26%, Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec) com 18%, Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) com 18%, e Semmas com 2%.

Com o impacto positivo do programa no município, o titular da Semtec, Edvan Carias, destaca ainda que o sucesso alcançado vai além dos aspectos econômicos, contribuindo para um turismo mais robusto e organizado.

“Diante desse histórico positivo, a renovação do contrato para a continuidade do Cidade Empreendedora em 2024 é crucial. A importância dessa renovação vai além dos números; ela representa o compromisso coletivo com o progresso local, o fortalecimento de nossos valores e a promoção de uma comunidade mais vibrante e conectada”, pontua Edvan Carias.

Entre as ações de 2023, foi elaborado o plano de marketing turístico, implementado o selo de qualidade turística, a consultoria para a adoção do voucher turístico e o estudo de viabilidade econômica da tradicional Festa do Cupuaçu, além da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a carreta de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também esteve estacionada no município, que ofertou 14 cursos de culinária. Com o programa, foram realizadas visitas técnicas a Bonito/MT, a fim de conhecer as boas práticas de ecoturismo, e a participação de educadores da rede municipal de ensino no III Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEEci), em Ilhéus, Bahia.

Foto: Divulgação