TCE

A prefeita Patrícia Lopes, juntamente com o presidente da Câmara dos vereadores de Presidente Figueiredo, vereador Marcos Nascimento, encaminharam à deputada estadual Joana Darc, uma solicitação para implantação de um posto do Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC.

Presidente Figueiredo está situada a 107 km da capital Manaus, e possui quase 40 mil habitantes. Até hoje, o município não dispõe de um serviço tão importante, como o que presta o PAC, o que facilitaria muito a vida dos munícipes.

O PAC é um programa que presta serviços essenciais ao cidadão, tais como: emissão de documentos; Negociação, Contestação e pagamento de dívidas; Serviços Bancários; Registro de Ofícios; Regularização de documentos; Solicitação de benefícios. E conta com 28 parceiros, como Águas de Manaus, Eletrobras, Defensoria Pública, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), centralizando todas essas atividades em um só espaço físico, o que facilita a vida de quem procura esses serviços.

A deputada entendeu a necessidade, e solicitou ao Governo do Estado a implantação dessa unidade no município, por meio do Ofício Nº 63/2021.

“Quando a prefeita Patrícia Lopes e o vereador Marcos Nascimento me procuraram, busquei o Governo do Estado para verificar a viabilidade da implantação do PAC em Figueiredo. Apesar de ser um dos municípios mais próximos de Manaus e já possuir todos os serviços, é essencial à população a existência de um lugar que tenha tudo de forma centralizada, como os PACs”, declarou Joana Darc.

Atualmente existem 13 PACs, sob a gerência da Secretaria de Cidadania da SEJUSC, sendo nove deles na capital e quatro no interior do Estado. Desde 2006, quando os serviços passaram a ser quantificados, até março de 2018, já foram realizados mais de 36 milhões de atendimentos.