
A cantora Preta Gil repostou em seu perfil do Instagram as fotos que ilustraram o encarte e capa do seu primeiro álbum, Pret-a-Porter, de 2003. As imagens foram feitas pela fotógrafa Vânia Toledo, que faleceu nesta quinta-feira, aos 72 anos, devido a uma septicemia e arritmia cardíaca. “Nunca esquecerei do seu carinho comigo da sua sutileza e genialidade”, escreveu Preta.

“Ha? 17 anos essas fotos foram consideradas ousadas, pole?micas e transgressoras e me renderam um batalha?o de cri?ticas preconceituosas, mas faria tudo outra vez”, afirmou a cantora.

Especialista em fotografias de corpos nus Vânia nasceu na cidade de Paracatu (MG) em 1945. Chegou a São Paulo em 1961, para estudar Ciências Sociais na USP.
Começou a fotografia de forma amadora e ganhou reconhecimento por ser uma das primeiras profissionais a clicar a noite paulistana. Vânia ficou conhecida por registrar cenários da noite paulistana e fotografias de corpos nus.
Além de Preta, artista fotografou diversos famosos. No livro “Homens”, lançado em 1980, nomes como Caetano Veloso e Ney Matogrosso tiraram a roupa diante da câmera de Vânia.


