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“O Educa+Manaus é muito bom. Conteúdos que eu não sabia, aprendi no sexto tempo, na sequência didática e nos simulados. Acredito que vai agregar muito para o meu futuro, tanto no meu currículo escolar quanto para meu aprendizado”. A afirmação, repleta de convicção de que a educação transforma vidas, é da estudante do 9° ano, Hadassa Sofia Soares, 14 anos, da escola municipal Professora Aribaldina de Lima, no Val Paraíso, Jorge Teixeira, zona Leste.

Sendo sinal de inovação e revolução dos 1.000 dias da Gestão David Almeida na educação, essa iniciativa é referência para o Brasil na preparação para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso porque, desde o início do programa, outros estados já buscaram referências sobre as ações e os resultados preliminares, medidos por provas quinzenais, mostrando uma evolução na avaliação dos estudantes.

Além de se preocupar com a qualidade do ensino e em elevar os indicadores educacionais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ainda tem atuado na revitalização de todas as escolas municipais, incluindo as rurais; na construção de creches; na valorização dos profissionais da educação e até no incentivo do protagonismo juvenil, com a criação de mais de 290 Grêmios Estudantis nas escolas da capital.

“O Educa+Manaus vem para potencializar a aprendizagem dos estudantes. Em 1.000 dias, já estamos fazendo uma verdadeira revolução na educação e na qualidade do ensino básico. Queremos Manaus como destaque e referência no Brasil. Por isso, nossa gestão tem priorizado ações integradas, aliadas às grandes obras e reformas nas escolas. Acreditamos na educação que transforma e seguiremos nesse propósito, transformando a vida das nossas crianças e adolescentes e de suas famílias também”, declarou o prefeito David Almeida.

Ações estratégicas
Com a finalidade de preparar os estudantes do 5° e 9° anos para as avaliações do Saeb, o programa Educa+Manaus pretende elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede de ensino de Manaus. São cinco etapas de execução do Educa Mais: sequência didática, simulados, 6° tempo, formação integrada para professores, acompanhamento familiar.

O Saeb é uma avaliação nacional, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), para verificar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na rede de ensino de Manaus.

De acordo com a secretária municipal de educação, professora Dulce Almeida, a gestão atual tem trabalhado, de modo árduo, para melhorar os índices educacionais.

“Investir nos estudantes significa investir no futuro de Manaus. Ao recordarmos 1.000 dias de gestão David Almeida, enfatizamos como o programa Educa+Manaus tem mudado a educação municipal. Essa ação demonstra como a educação é prioridade na Prefeitura de Manaus. De uma forma totalmente estratégica, as cinco etapas dessa ação linda têm movimentado nossa rede e incentivado nossos estudantes: 6° tempo, apoio das famílias com o acompanhamento familiar, orientações pedagógicas com formações para nossos professores, além de simulados quinzenais para observar os avanços e a sequência didática”, enfatizou a secretária.

Destaque
A escola municipal Aribaldina de Lima Barreto, na comunidade Val Paraíso, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, tem sido destaque no programa por ter tido os melhores resultados nos simulados dos estudantes do 9° ano, entre as unidades da Divisão Distrital Zonal Leste II. O local possui três turmas do 5° ano, com 93 alunos, e duas do 9 ° ano, sendo 50 alunos. Na última avaliação do Saeb, em 2021, a unidade de ensino obteve a nota 5,1 para os anos iniciais, sendo que a meta é para 2022 é 6,5. Além disso, nos anos finais, a nota foi 4,6 com a meta de 5,8 para este ano.

A estudante do 9° ano, Hadassa Sofia Soares, 14 anos, compartilhou que a experiência em participar dessa iniciativa pedagógica tem contribuído para o desenvolvimento intelectual, social e cultural.

“O Educa+Manaus é muito bom, porque muitos conteúdos que eu não sabia eu aprendi tanto no sexto tempo quanto na sequência didática e nos simulados. Acredito que vai agregar muito para o meu futuro. Com esse programa, eu consegui desenvolver mais o meu entendimento e rendimento escolar também. Participei de todos os simulados e está muito bom”, disse a estudante.

Resultados Exitosos
Na sequência didática, das 252 Unidades de Ensino que atendem ao 5º ano com público para o programa, houve um percentual de 99,8%, de habilidades validadas na rede, referente ao 2º bimestre. Das 108 Unidades de Ensino, que atendem ao 9º ano com público para o programa, houve um percentual de 98,8%, de habilidades validadas na rede, referente ao 2º bimestre.

No 6° tempo, nas turmas de 5° ano, houve a participação de 37.500 estudantes nas aulas de língua portuguesa, e de matemática, 37.284. Nas turmas de 9° ano, 20.442 nas aulas de língua portuguesa, e de matemática, 19.522. Nos simulados, dos 33.840 estudantes matriculados no 5º e 9º ano, houve 32.117 participantes no 7º Simulado, o que corresponde a 94,9%.

Em relação às formações integradas Pró-Saeb, dos 591 professores do 5º ano, houve a participação de 464, equivalente a 78,5% de participação. Dos 275 professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano, houve a participação de 186, equivalente a 67,6% de participação.
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Foto- Mário Oliveira e Matheus Perdiz / Semed