InícioAMAZONASPrograma Sefaz em Ação no Amazonas servirá de base para projeto no...

Programa Sefaz em Ação no Amazonas servirá de base para projeto no Piauí

Iniciativa da secretaria de fazenda do Piauí, em adotar o modelo do Sefaz em Ação, surgiu após sequência de elogios de representantes do BID ao programa

O Programa Sefaz em Ação, desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), será modelo para a implantação de uma iniciativa semelhante no estado do Piauí. O assunto foi debatido durante uma reunião entre representantes das Secretarias de Fazenda dos dois estados, na qual foram discutidos os detalhes e os impactos positivos do Programa no Amazonas.

“Foi um momento extremamente enriquecedor, no qual abordamos a estruturação e os objetivos do Sefaz em Ação. Destacamos como o Programa tem promovido conscientização fiscal, aproximado à gestão estadual das comunidades do interior e contribuído para a melhoria dos serviços públicos. E como isso é importante não somente para o trabalho da Sefaz, como para a população do interior do Amazonas”, afirmou Ellen Patrícia Costa, chefe da Ouvidoria Fazendária da Sefaz-AM.

O secretário de Fazenda do Amazonas, Alex del Giglio, também comentou sobre a expansão do modelo para o Piauí. “É gratificante ver o reconhecimento desse trabalho e perceber que podemos contribuir para o desenvolvimento de outras unidades da federação. O Sefaz em Ação é mais do que um Programa, é uma ponte entre a gestão fiscal e a sociedade”.

A reunião, feita de forma virtual nesta semana, contou com a participação da chefe da Ouvidoria Fazendária da Sefaz-AM, Ellen Patrícia Costa, que representou todos os envolvidos no Programa e apresentou os objetivos e resultados da iniciativa no estado, da coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Piauí (GEFE-PI), Maria Alcionea de Castro, da gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz-PI, Domiciana Camargo, e da representante da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI), Maria de Lourdes Costa.

Exemplo para outros estados

A iniciativa da secretaria de fazenda do Piauí, em adotar o modelo do Sefaz em Ação, segundo Alcionea de Castro, surgiu após uma sequência de elogios de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que conheceram o Programa no Amazonas.

“Isso despertou o interesse do superintendente de gestão da Sefaz, Cristovam Colombo, em conhecer melhor a iniciativa e avaliar a possibilidade de sua implementação no Piauí, com o apoio do Grupo de Educação Fiscal. Diante da magnitude e do impacto positivo do Programa, nosso objetivo é aprofundar esse diálogo com a Sefaz-AM, explorar detalhes técnicos e estratégicos, e trabalhar na adaptação e execução do Sefaz em Ação no contexto piauiense”, afirmou.

Em 2024, as ações do Programa Sefaz em Ação foram tema de um encontro com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, que pretendiam usar como base as atividades do Sefaz em Ação para fortalecer o trabalho da Ouvidoria do Ministério.

Sobre o Programa Sefaz em Ação

Desenvolvido com base nas demandas recebidas pela Ouvidoria Fazendária da Sefaz, o Programa também conta com a participação da Gerência de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (Gard) e do Núcleo de Educação Fiscal (NEF).

Lançado em março de 2023, o Sefaz em Ação tem como objetivo aproximar a gestão fiscal estadual das comunidades do interior do Amazonas. A iniciativa busca promover conhecimento sobre regularização fiscal e controle social, além de fomentar a qualidade dos serviços públicos.

O programa já visitou 12 municípios do estado, realizando atividades que envolvem artesãos, produtores rurais, empresários, contadores, professores e servidores públicos. Entre as ações estão palestras, oficinas e reuniões que fortalecem os vínculos entre a gestão estadual, o setor produtivo e as autoridades locais.

 

Fonte: Ascom/Sefaz

Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

LEIA MAIS