TCE
Foto: reprodução

Como diria Chico Buarque, “todo dia ela faz tudo sempre igual”… Atualmente, o “novo normal” tem sido acordar de mau humor e, antes mesmo do café da manhã, se revoltar com o mundo, com anseio pelo amanhã.


Se essa versão cabisbaixa da canção Cotidiano define bem o seu mood da quarentena, é hora de reverter esse baixo astral. Afinal, o fim do isolamento social ainda parece distante e, como bem nos ensinou a pandemia, cada dia de vida é precioso demais para desperdiçar com histeria.


Para ajudar quem quer (e precisa!) aprender a encarar a quarentena sem deixar que o mau humor atrapalhe as tarefas diárias, a mestre em saúde coletiva e professora de pós-graduação do curso de Psicologia Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Flávia Teixeira, listou cinco truques.


Escolha atividades prazerosas
Caso o mau humor acorde com você, escolha um roteiro que não dê mais motivo para se irritar. Não curte cozinhar? Peça um delivery. Deixe de lado o que exija esforço e foque no que possa trazer de volta seu bem-estar.
Encurte seu home office
Se você está trabalhando em casa e tem a opção de controlar seus horários, encurte seu expediente no dia em que o emocional não estiver nada bem. Se tiver alguma reunião virtual, remarque, se for possível. Isso evitará exposições a situações limite.
Não tome decisões de cabeça quente
Boas decisões são aquelas que foram construídas levando em conta os prós e contras de cada cenário. Geralmente, elas são maduras, ou seja, vão se confirmando ao longo do tempo. Apesar de boas escolhas não serem garantia de sucesso, as impulsivas tendem a ser ruins e gerar arrependimento. Portanto, evite tomar decisões quando o lado racional não estiver no seu melhor modo.
Repense seus julgamentos
Nos dias em que não estamos bem, há uma inclinação a ver o “copo meio vazio”. Nossa percepção é muito influenciada pelo estado emocional do momento. O mau humor é capaz de fazer com que seus julgamentos sejam mais duros com você mesmo e com os outros. Aliás, não se julgue. Procure entrar em contato com o que está lhe causando esse estado de incômodo ou irritação. Se puder, deixe para fazer uma nova avaliação quando estiver em um dia melhor.
Saia de cena
Em momentos de mau humor, tendemos a ficar com o “pavio curto”. Por isso, pense três vezes antes de emitir opiniões, principalmente se for em resposta a algo que você não gostou ou discorda. Se o mau humor estiver tão forte a ponto de sequer conseguir disfarçar, saia de cena, se dê um tempo e retorne o contato com as pessoas quando estiver mais tranquilo.