TCE


Brasil – Pyong Lee revelou, através dos Stories do Instagram, na quinta-feira (1), que está há 15 anos sem usar desodorantes. O hipnólogo explicou que coreanos não exalam nenhum tipo de cheiro, então não precisam usar o cosmético. “Não sai cheiro de nada de coreanos, porque falta um gene na gente”, contou. Porém, ao ser questionado por uma seguidora do porquê ele usava aerossol se não precisava, o influenciador explicou que o produto era para passar nos pés: “Chulé a gente pode ter”.

Mas será que a informação é correta? A médica Fernanda Nichelle explica que sim. “Existe uma vertente de estudos que explora a relação genética do código ABCC11, responsável pelo mau cheiro das axilas, em atuação a contaminação bacteriana cutânea local. Sabe-se que entre os coreanos a prevalência deste gene é de aproximadamente 0,006%, por isso, muitos não apresentam um odor característico”.

Porém, a especialista alerta: “Aplicar ou não o desodorante extrapola as afirmações científicas e não há uma orientação única para todas as pessoas. Cada um deve analisar seu caso e entender a necessidade do uso do produto”.