Neste fim de semana, a Prefeitura de Rio Preto da Eva, por meio das Secretarias Municipal de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa), realizou uma ação de cidadania para os moradores da zona urbana e zona rural do município. Foram oferecidos exames de vista gratuitos através do Programa Enxerga Mais Rio Preto, consultas dermatológicos com o apoio do Projeto APELI, Ação para Eliminação da Hanseníase, da Fundação Alfredo da Matta, e o Dia D da Campanha de Multivacinação. Os atendimentos se concentraram na Escola Municipal Alegria de Saber das 8h às 17h, tanto no sábado, quanto no domingo.

Nos dois dias, o prefeito do município Anderson Sousa esteve presente. “Esse fim de semana será uma verdadeira ação de cidadania. Tem café da manhã, almoço servido para a população. Quem veio fazer o exame de vista, já pode aproveitar para fazer um exame de pele, tomar uma vacina atrasada, realmente é uma oportunidade para todos que precisam de um desses serviços”, frisou ele.

Enxerga Mais Rio Preto

O programa em parceria com o Governo do Amazonas chegou a sua terceira edição só este ano. Até o momento já foram entregues mais de 1 mil óculos de graus aos moradores de Rio Preto da Eva.

Nesta terceira edição, 400 senhas foram entregues para a população que já havia feito um cadastro prévio. Os exames de vista são feitos na hora, e em seguida, a pessoa já escolhe a armação. Em no máximo 20 dias, o óculos é entregue.

Dona Rosângela Barbosa de 65 anos, saiu cedo do KM 137, só para garantir a sua consulta oftalmológica. “Eu sou dependente de óculos, tanto pra perto quanto pra longe, e o que eu usava já não prestava mais. Graças a Deus que tem esse projeto, que está ajudando muitas pessoas, porque um óculos desse é caro, e a gente não tem condições de comprar“, disse ela.

“A gente recebia muitas pessoas na secretaria se queixando que tinha conseguido emprego, mas não conseguia trabalhar porque precisava de um óculos para enxergar, então foi quando resolvemos criar o Programa Enxerga Mais Rio Preto, para ajudar essas pessoas que necessitam do óculos, e graças a Deus que tem dado super certo. Em todo ano passado foram entregues mais de 2 mil óculos de graus, e esse ano a gente quer bater essa meta”, informou a primeira-dama e secretária de assistência social, Soraya Almeida.

Consultas Dermatológicas – Projeto APELI

Desde o início da semana, uma equipe da Fundação Alfredo da Matta está em Rio Preto da Eva fazendo exames de pele na população para uma possível detecção de casos de hanseníase. Com a ação de cidadania, a equipe montou duas salas para atender a um grande número de pessoas com os exames.

Taynara aproveitou as consultas gratuitas do mutirão para fazer o exame de pele. “Não temos dermatologistas nas UBS’s, e uma consulta no particular é muito caro, então a gente precisa aproveitar essas oportunidades pra fazer um exame de rotina”, disse a moradora do bairro Monte Castelo.

“É uma equipe especializada da Fundação Alfredo da Matta que está em Rio Preto. E o objetivo é fazer a identificação de casos de hanseníase no município, fazer o tratamento nos pacientes com a doença, e realizar a busca ativa aos pacientes que abandonaram o tratamento. Esse trabalho continua durante toda a semana, principalmente nas escolas e nas UBS’s”, informou a Coordenadora da FVS de Rio Preto da Eva, enfermeira Cristiane Lindoso.

Além de realizar os exames, a equipe ainda entregou panfletos e jogos educacionais para a população sobre a hanseníase, os sintomas, o tratamento e a importância de um diagnóstico precoce.

Dia D de Multivacinação

Na mesma ação também foi realizada a Campanha de Multivacinação. O objetivo era atualizar a carteira de vacina da população contra todos os tipos de doenças, principalmente as crianças menores de 4 anos.

Dona Suzete Amazona aproveitou para levar as três netinhas de 7, 6 e 3 anos, para se vacinarem. “Eu sempre trago elas pra tomar a vacina, previne de muitas doenças. A vacina é muito importante”, frisou ela.

A sala de vacinação montada no local ganhou uma decoração lúdica para a criançada. Personagens dos filmes infantis estiveram presente, e até o Zé Gotinha apareceu para incentivar a garotada e fazê-los perder o medo da injeção. Brinquedos também foram entregues para as crianças que tomaram as vacinas.

“É super importante atualizar a carteira de vacinação. Não percam essa oportunidade. Procurem uma UBS mais próxima e tomem a vacina”, disse a secretária de saúde de Rio Preto da Eva, Aila Carla Bernardino.

Foram disponibilizadas vacinas contra o sarampo, a gripe, a Covid-19, e tríplice viral, em 5 pontos do município.

Foto: divulgação