InícioSAÚDERisadas espontâneas podem reduzir hormônio do estresse, diz estudo

Risadas espontâneas podem reduzir hormônio do estresse, diz estudo

Nova pesquisa indica ainda que essa redução hormonal pode levar a efeitos positivos para a saúde geral do corpo

 

As risadas espontâneas, aquelas causadas ao escutar uma piada ou assistir um filme de comédia, podem reduzir o estresse segundo um novo estudo. Além disso, a redução dos níveis de cortisol — o hormônio do estresse — podem levar a efeitos positivos na saúde geral do corpo.

A pesquisa — publicada na revista científica PLOS One — foi feita por meio de ensaios clínicos randomizados, aqueles em que os participantes são designados aleatoriamente para o grupo experimental ou para um grupo de controle.

Os participantes do experimento foram induzidos ao riso por meio de um filme de comédia ou à terapia do riso conduzida por um terapeuta do riso treinado ou submetidos a uma terapia do riso autoadministrada, enquanto o grupo de controle completou atividades habituais não humorísticas.

Os níveis de cortisol no organismo foram medidos por meio de amostras de sangue ou saliva, e a mudança nos níveis do hormônio antes e depois do riso foram comparadas entre o grupo experimental e o grupo de controle.

Ao analisar os dados os pesquisadores perceberam uma redução de 31,9% nos níveis de cortisol no grupo experimental em comparação com o grupo de controle.

Além disso, apenas uma sessão de riso (com duração de 9 a 60 minutos) induziu uma redução nos níveis de hormônio, equivalente a 36,7%, também no comparativo com o grupo de controle.

Para os autores, os resultados encontrados corroboram com outras pesquisas envolvendo o riso e seus benefícios na redução do cortisol.

 

Fonte: Correio Braziliense

Foto: Divulgação



Artigos Relacionados

LEIA MAIS