É importante atentar-se aos excessos de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas que podem prejudicar a saúde

Chegou a temporada junina e com ela as deliciosas comidas típicas, que fazem parte do cardápio desse período tão esperado pelos brasileiros. As diversas opções de bolos, salgados, doces e bebidas presentes nos arraias, quermesses e comemorações, quando não consumidas corretamente podem fazer mal para a saúde, condicionando o corpo a doenças.

Segundo a nutricionista do Sistema Hapvida, Adilla Almeida, é importante que as pessoas não percam o foco no cuidado com a saúde. O consumo exagerado de alimentos gordurosos pode ocasionar doenças renais, cardiovasculares e gastrointestinais, entre outras.

“Os pratos típicos da época são muito saborosos e podem ser muito nutritivos desde que saibamos como alinhar. Os excessos de gorduras e açúcar, principalmente, podem tornar esses pratos muitos calóricos e assim deixarem de ser interessantes”, explicou Adilla.

A dica é adequar o consumo de pratos mais naturais como, por exemplo: o milho assado ou cozido, cuscuz, pamonha, amendoim ou pipoca. Escolher porções menores de bolos, mingaus e salgados, ajudam a equilibrar o consumo de açúcar e gordura no organismo. Beber água constantemente e comer devagar facilitará a sensação de sentir-se saciado. O consumo de bebidas alcoólicas requer moderação.

“Saboreie as delícias da época sem culpas ou exageros, aproveitando a temporada junina para curtir com a família e amigos. Diminuindo o estresse e colocando o corpo em movimento”, recomendou Adilla.

Sobre o Sistema Hapvida

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

 

Fonte: Hap Vida

Foto: Divulgação