Com o aumento de casos de Covid-19 e a liberação da segunda dose de reforço (quarta dose) para maiores de 18 anos, o Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, volta a funcionar como ponto de vacinação, exclusivamente, em sistema drive-thru. O atendimento começa nesta quinta-feira (7), das 9h às 22h.

A reativação do drive-thru no Sambódromo de Manaus faz parte da mega-ação que será executada até o próximo sábado (9), com o objetivo de ampliar o acesso à vacina contra a Covid-19 e incentivar a vacinação dos que ainda não completaram o esquema vacinal.

Além do sambódromo no sistema drive-thru, Manaus conta com outros três pontos estratégicos de grande fluxo:

  • Centro de Convenções Vasco Vasques – 9h até as 22h;
  • Studio 5 Centro de Convenções – 9h às 20h;
  • Shopping Phelippe Daou – 9h às 16h

Na quinta-feira (6) e sexta-feira (7), a vacina continua a ser oferecida em 81 unidades de saúde, distribuídas em todas as zonas da cidade.

As de horário regular vão atender das 8h às 17h, as de pequeno porte, das 8h às 16h, e as de horário estendido, das 8h às 20h.

No sábado, os quatro pontos estratégicos estarão abertos das 9h às 16h. Cerca de 27 unidades de saúde, abrirão no final de semana das 8h às 16h.

Não vacinados e atrasados

 

Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), atualizados na última segunda-feira, mostram que há aproximadamente 743 mil pessoas dentro do intervalo para receber a terceira dose e mais de 550 mil aptas a receber a quarta dose.

Além dessas, 206 mil pessoas ainda não tomaram nem mesmo a primeira dose e das mais de 1,8 milhão que iniciaram o esquema vacinal, 241 mil não voltaram para receber a segunda dose.

A procura pela vacina aumentou significativamente nos postos de atendimento em razão do avanço da campanha, que já autoriza a quarta dose para pessoas de 18 anos e mais, e pela curva ascendente de novos casos, que reforçou a importância da vacina como medida de proteção individual e coletiva.

Para responder ao aumento de demanda, a Semsa quase dobrou o número de unidades de saúde com oferta de vacina e reabriu três pontos estratégicos.

No mês passado, uma média de 6.654 pessoas receberam a vacina contra a Covid-19 diariamente em Manaus, e nos primeiros dias de julho, a média saltou para 15.713, sendo que, na última segunda-feira, foram vacinadas 20,9 mil pessoas, e na terça-feira, 19,7 mil.

Fonte: G1 AM

Foto: