InícioMANAUSSamu Manaus registrou mais de 8 mil atendimentos em acidentes de trânsito...

Samu Manaus registrou mais de 8 mil atendimentos em acidentes de trânsito em sete meses

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), gerenciado pela Prefeitura de Manaus, registrou mais de 8 mil atendimentos relativos a acidentes de trânsito, no período de janeiro a julho deste ano. Em 2022, durante todo o ano, o serviço coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contabilizou 10,6 mil atendimentos em ocorrências automobilísticas na capital amazonense.

De acordo com dados do Samu Manaus, foram atendidas pelo serviço de urgência neste ano, até o final de julho, 8.027 ocorrências em acidentes de trânsito, das quais 2.526 colisões entre carros e motocicletas. Em 2022, foram 10.694 atendimentos, sendo 3.215 a vítimas de colisões carro/moto.

A diretora do Samu Manaus, Elen Assunção, pontua que, ao lado dos atendimentos, a gestão municipal vem trabalhando para a prevenção de ocorrências no trânsito.

“A prefeitura está atuando em campanhas preventivas para sensibilizar a população para evitar acidentes, com orientações para motoristas e reforço na sinalização do trânsito, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que é nosso parceiro nesse trabalho”, aponta a gestora.

Elen destaca um aumento no número de ocorrências de trânsito nos sete primeiros meses deste ano, que já se aproxima do total de todo o ano passado. Ela atribui essa elevação a uma retomada das atividades da população após a pandemia de Covid-19.

“Durante boa parte do ano passado ainda havia certa limitação, muita gente estava ainda trabalhando em home office. Já neste ano temos muito mais gente nas ruas e no trânsito”, explica a gestora.

Além de colisões carro/moto, outras ocorrências atendidas por equipes do Samu envolvendo veículos de duas rodas foram quedas de moto, no total de 1.548 atendimentos, e acidentes de moto, de 646. As estatísticas do serviço incluem ainda 1.185 ocorrências de colisões não especificadas e 235 colisões entre carros.

Estrutura

O Samu Manaus atua no atendimento de vítimas de ocorrências clínicas e traumáticas, dentre as quais se incluem as decorrentes dos acidentes de trânsito. O serviço de emergência dispõe de 34 Unidades de Suporte Básico (USB) e sete Unidades de Suporte Avançado (USA), além de duas ambulâncias fluviais, ou ambulanchas, e dez motolâncias.

O serviço tem, ainda, em seus quadros 948 servidores, dentre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, além de condutores de ambulâncias, técnicos administrativos e operadores.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa



Artigos Relacionados

LEIA MAIS