No cenário atual, onde o estresse e a pressão são cada vez mais comuns, a importância de manter a terapia em dia ganha destaque. Cada vez mais pessoas reconhecem que a saúde mental é tão crucial quanto a física, e os profissionais da psicologia desempenham um papel vital na promoção do bem-estar emocional e psicológico.
No Dia do Psicólogo, comemorado nesta terça-feira (27), a psicóloga Cíntia de Sousa Gomes Costa, que atua na Hapvida NotreDame Intermédica, destaca a importância de visitas regulares ao profissional. “É uma demonstração de cuidado e compromisso com você. Assim como cuidamos de nosso corpo praticando exercícios e comendo de forma saudável, nossa mente também precisa de atenção”, disse.
Um acompanhamento contínuo permite que o psicólogo compreenda melhor as nuances do paciente e ofereça intervenções personalizadas que ajudam a enfrentar desafios específicos, desde problemas de ansiedade e depressão até dificuldades relacionais e estresse crônico.
“A terapia nos ajuda a compreender melhor nossos sentimentos, controlar o estresse e a ansiedade e desenvolve o tão falado autoconhecimento. É um espaço seguro e acolhedor onde você pode conversar sobre qualquer coisa sem medo de ser julgado. É como ter um guia que pode ajudar a encontrar as respostas dentro de você”, completa a profissional.
Brasil: país ansioso
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Há também um enorme alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
O que falar em uma consulta?
Um dos principais benefícios das consultas regulares é a prevenção. Muitas vezes, as pessoas buscam ajuda apenas quando enfrentam crises severas, mas o acompanhamento contínuo pode ajudar a identificar e tratar questões antes que se tornem mais graves.
O psicólogo pode fornecer estratégias para lidar com o estresse diário, promover a resiliência e oferecer um espaço seguro para explorar emoções e pensamentos. Além disto, a relação terapêutica construída ao longo do tempo possibilita uma abordagem mais eficaz e personalizada.
“Durante a terapia, você pode falar sobre tudo. Isso inclui problemas no trabalho, dificuldades de relacionamento, medos, traumas e até sonhos e objetivos de vida. Um psicólogo pode ajudá-lo a entender melhor esses problemas e encontrar soluções”, finaliza Cíntia.
Fonte: F5 Comunicação
Foto: Divulgação