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As ações da campanha “Outubro Rosa” na Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) foram abertas na manhã desta segunda-feira (21/10) com uma programação voltada ao embelezamento das servidoras. O setor de Bem-Estar do Servidor do órgão programou, com a participação do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), uma ação de estética facial, propiciando às mulheres designer de sobrancelha, maquiagem, além de penteado, corte de cabelo e esmaltação nas unhas.



A psicóloga Ketlen Nascimento, do Setor do Bem-Estar do Servidor da Seas, destacou a importância de valorizar a autoestima da mulher, que ao se sentir bem na aparência externa vai se estimular para cuidar da beleza interior e evitar doenças. “A mulher gosta de se cuidar, só que nem sempre consegue fazer isso. Então, utilizamos a campanha para passar informações sobre câncer de mama e também para proporcionar momentos de embelezamento”, disse.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Desde 2010, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) aderiu à campanha, promovendo conscientização sobre a doença com eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como materiais e outros recursos educativos para informar sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Palestra – Em alusão à campanha, a Seas tem também programada uma palestra interna para o dia 29 de outubro, às 13h, no auditório do órgão, com uma enfermeira oncologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) que irá falar sobre a questão da prevenção. “Vamos contar com a participação de uma convidada que faz tratamento de câncer de mama, que na ocasião irá fazer um relato da vida dela após adquirir a doença”, informou Ketlen Nascimento.

Parceria governamental – Realizada no horário das 8h às 14h, na sala Multiuso da Seas, a seção de embelezamento contou com a participação de vários professores do Cetam e alunos que fazem cursos de designer de sobrancelha, maquiagem, penteado, corte de cabelo e manicure e pedicure etc.

A professora do Cetam, a designer de sobrancelhas e micropigmentadora, Raimunda Nascimento, destacou a importância desse trabalho realizado dentro das repartições públicas, o que demostra a preocupação dos gestores públicos com a valorização e bem-estar do servidor. “Esse tipo de ação traz para as servidoras autoestima, valoriza essa mulher que muitas vezes não tem tempo de embelezar suas sobrancelhas, unhas etc”, disse, ressaltando ainda a importância para os alunos do Cetam, que nessas ações aplicam todo o conhecimento que desenvolvem em sala de aula para o público. “Eles obtêm conhecimentos e segurança, uma forma de projetá-los ao mercado de trabalho”, completou.

Iniciativa elogiada – Servidora da Seas, há 25 anos, Raimunda Dorvalina, considera importante esse tipo de ação, porque propicia uma oportunidade ímpar para se embelezar de forma gratuita, além de levantar a autoestima. A servidora fez sobrancelha, corte de cabelo e esmaltação nas unhas.

Isabel Cristina Alencar, 23 anos de Seas, também aproveitou para cortar o cabelo, esmaltou as unhas e ainda cuidou das sobrancelhas. “É ótimo contar com esses serviços que nos valorizam como mulher”, disse.

Por sua vez, Rosa Gomes da Costa, também da Seas, agradeceu a oportunidade de poder cuidar da beleza gratuitamente, dentro do órgão, e ainda poder participar da palestra sobre câncer que vai acontecer no próximo dia 29. “Precisamos desses cuidados mais vezes, não somente no mês de outubro, considerando que saúde e bem estar são fundamentais”, frisou.

Estimativa – Dados do Inca apontam que o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Pilares estratégicos – O Inca e o Ministério da Saúde lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. A campanha, que inclui cartazes, folders, banners e cards para impressão e utilização nas redes sociais, foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente. O mote da campanha é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela” .

FOTOS: JANDER SOUZA/SEAS