TCE

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto disponibilizou o Referencial Curricular Amazonense (RCA), que comçará a ser integrado nas escolas a partir deste ano. O documento integral pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://bit.ly/2Ul1x7R.

As escolas da rede estadual começam as adaptações para aplicar as mudanças pedagógicas previstas no RCA, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/AM) com base nas normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As diretrizes serão obrigatórias para os ensinos Infantil e Fundamental a partir de 2021.
O RCA servirá como norte para que as instituições de ensino municipais, estaduais e privadas se adequem às mudanças. Com base nesse documento, elas desenvolverão as suas especificidades, mudanças de estrutura curricular e novos projetos pedagógicos.
A coordenadora estadual do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Karol Benfica, destacou a importância do RCA. “É um documento norteador que destaca o essencial de aprendizagem para cada nível de ensino da Educação Básica, considerando a diversidade amazônida”.
BNCC – Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
FOTO: Eduardo Cavalcante