Amazonas – A Prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), lançou o projeto “Sorriso Legal”, no auditório do Sisprev. A intenção é atuar educativamente promovendo ações preventivas, conscientizando os moradores da importância de manter a boca saudável, além de distribuir próteses dentaria aos idosos e quem precisar.

A Comunidade do Rumo Certo que fica no quilometro 165 da BR 174 foi a primeira receber o projeto na zona rural, onde mais de 20 pacientes fizeram os moldes da arcada dentaria que serão entregues com 30 dias. A ideia surgiu após um levantamento feito pela coordenação de Saúde Bucal, visando à melhoria na qualidade da saúde, principalmente trazendo de volta o sorriso que está escondido em muitos moradores.

“A ideia é essa, trazer a alegria e o sorriso da população, principalmente daqueles mais carentes que precisam e muitos não tem condições financeiras”, explicou Helber Câmara, coordenador da Saúde Bucal.

Seguindo o protocolo municipal, que visa aumentar a autoestima da população, o projeto será executado em todas as comunidades rurais de Presidente Figueiredo e serão realizados atendimentos odontológicos de urgência e emergência conforme diagnóstico do dentista.

“Esse projeto irá resgatar a auto estima de muitos figueiredenses que irão receber suas próteses dentarias e irá atender também os nossos pacientes acamados em domicilio e também intensificar os projetos que tratam da prevenção e os cuidados para manter uma dentição saudável”, disse Patrícia Lopes, prefeita.

De acordo com o secretário adjunto de saúde que também é dentista, Alisson Leal, a educação preventiva é um método adequado na promoção da saúde, pois a prevenção é a maneira mais econômica e menos desagradável de se cuidar da saúde bucal e com muitas possibilidades de obtenção de resultados satisfatórios.

“Aqui já trabalhei como cirurgião dentista e sei o quanto é necessário a reposição desse sorriso, a reposição desse dente. Esse projeto não trás só a função mastigatória, ele não trás só o sorriso, ele também ajuda a elevar a autoestima, porque hoje quando a pessoa não tem um dente, ela tem vergonha de sorrir, ela não se expressa adequadamente, então esse sorriso vai ser restaurado e hoje estamos reconstruindo sorrisos”, explicou Alisson Leal, secretário adjunto de saúde.

O projeto irá se estender as comunidades da BR 174 e AM 240 seguindo o cronograma de atendimentos rurais, a ideia é distribuir mais de três mil próteses dentarias as famílias de baixa renda, quem quiser participar do projeto, tem que fazer uma inscrição e procurar os profissionais de saúde dos postos das comunidades.

Fonte: Web TV