InícioMANAUSSecretário Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente Cláudio Augusto Vieira participa...

Secretário Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente Cláudio Augusto Vieira participa de evento em Manaus

Em alusão à Campanha Nacional Contra o Trabalho Infantil que aconteceu no dia 12 de junho, o Prodeca realizou V Simpósio intitulado “Criança não é de rua, nenhum direito a menos”, nos dias 20 e 21 de junho, no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade e os profissionais envolvidos na proteção dos direitos da infância para acelerar a erradicação do trabalho infantil no Brasil e, especialmente, no Amazonas. O evento faz parte de uma parceria entre o Prodeca e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

O primeiro dia do evento contou com de palestras, debates e oficinas e a participação de especialistas da área, ativistas, gestores públicos, conselheiros tutelares e representantes da sociedade civil para trocas de experiências e conhecimentos que fortaleçam as práticas de enfrentamento ao trabalho infantil no Amazonas.

O secretário Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, Cláudio Augusto Vieira, participou da abertura do evento na palestra “Criança não é de rua, nenhum direito a menos”. Vieira explicou as consequências do emprobrecimento da sociedade brasileira em relação às crianças e adolescentes.

“Hoje nós não temos mais meninos e meninas de rua. Nós temos famílias de rua. Isso é no Brasil inteiro, crianças acompanhadas da avó, mãe e pais que estão nas ruas pedindo. Isso não é somente em Manaus, acontece também no eixo central de Brasília. O empobrecimento da sociedade brasileira implica que muito mais famílias responsáveis por crianças e adolescentes tenham menos condições de tudo em primeiro lugar de manter a convivência familiar sadia. Não podemos naturalizar o empobrecimento da falta de condições de crianças e adolescentes permanecerem em uma escola e não ter acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Isso tudo é impeditivo para o desenvolvimento sadio”, avaliou.

A coordenadora do Prodeca, professora Dra. Hellen Bastos Gomes, é uma oportunidade crucial para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes. “A expectativa é que este simpósio sirva como um catalisador para ações concretas e efetivas, potencializando nossos esforços e criando estratégias inovadoras e eficazes para proteger as crianças que, infelizmente, ainda utilizam a rua como destino incerto. Queremos sair deste evento com um compromisso renovado e uma rede de apoio mais robusta, preparada para enfrentar os desafios e assegurar um futuro onde todas as crianças possam crescer e se desenvolver em um ambiente seguro e protegido”.

PRODECA
O Prodeca é um Programa de Extensão Universitária da UFAM cujo compromisso é com a defesa e a promoção dos direitos fundamentais da infância e juventude. Fundado em 2012 e apoiado pela extensão universitária, faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (GETRA) e atua em três pilares essenciais: ensino, pesquisa e extensão. Por meio de programas educativos, pesquisas acadêmicas e projetos de extensão, promove a conscientização, capacitação e difusão dos direitos das crianças e adolescentes, contribuindo para uma sociedade mais justa e comprometida com o bem-estar das futuras gerações.



Artigos Relacionados

LEIA MAIS