O governo do Estado publicou despacho autorizando a Secretaria de Estado de Educação e Desportos (Seduc) a promover Processo Seletivo Simplificado (PSC) para contratar, de forma emergencial, 3.584 professores com até 40 horas semanais para o ano de 2020.
Os profissionais irão atender o ensino regular, educação especial, indígena, tecnológico e unidade prisional nas escolas da capital e do interior do Amazonas. O documento ainda não apresenta a data de abertura do certame e nem prazos para a realização do PSC.
Nogueira explicou que, devido à abrangência da Seduc, inevitavelmente haverá a necessidade de professores temporários, já que há licenças por motivos de doenças, licenças-maternidade, licenças por motivos pessoais e afins. “Chamaremos absolutamente todos os profissionais do magistério concursados dentro do número de vagas disponíveis e estamos trabalhando com o cadastro reserva para tal. Os temporários são profissionais que se submetem à seleção e havendo necessidade são convocados. Diferente dos concursados, que a posse é definitiva”, frisou o secretário.

Álisson Castro / [email protected]