TCE


O site tem sistema de leitura em Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado para pessoas surdas, e uma ferramenta de leitura em voz alta, indicado para pessoas cegas

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) acaba de lançar seu novo site oficial. Após meses de um trabalho integrado que envolveu múltiplos setores e diversos testes de usabilidade, o novo sítio eletrônico está com uma navegação mais simplificada, uma interface mais moderna e intuitiva, além de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual.

O site tem sistema de leitura em Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado para pessoas surdas, e uma ferramenta de leitura em voz alta, indicado para pessoas cegas, com acesso simplificado por meio da tecla TAB. A plataforma conta, também, com um dispositivo de alto contraste para dar opção de maior conforto na leitura das páginas.

E quem tinha familiaridade com o layout anterior, não precisa se preocupar, o novo sítio eletrônico contempla as plataformas já conhecidas, como Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), Atendimento On-line, Protocolo Virtual e o Portfólio de Serviços, na nova plataforma, assim como outras ferramentas já conhecidas dos usuários.

“O site tem uma navegação mais intuitiva. O design facilita a localização dos conteúdos, que foram reunidos na maioria dos casos no Portfólio de Serviços”, explica a secretária de Assuntos Administrativos da Sefaz, Alana Tomaz.

“É uma ação que visa à melhoria do serviço prestado ao cidadão, de modo que ele tenha mais facilidade na navegação e consiga realizar suas consultas mais rapidamente”, acrescentou.

A secretária informa também que a plataforma dá destaque aos canais de Ouvidoria, onde se pode protocolar reclamações, denúncias ou elogios do público diretamente para o órgão.

Com perfil mais enxuto e um layout moderno, a nova plataforma virtual da Sefaz também destaca itens como os portais de Transparência Fiscal e Transparência Amazonas, Diário Eletrônico da Sefaz e os serviços mais acessados, ou seja, de uso mais recorrente dos contribuintes.

Participação do usuário

De acordo com o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Rodrigo Albuquerque, o desenvolvimento do novo sítio eletrônico teve o envolvimento de diversos setores da Secretaria.

Ainda segundo Rodrigo, o site terá aprimoramento constante, com melhorias propostas pela própria equipe da Sefaz ou pela contribuição de usuários.

“O usuário tem um papel muito importante, inclusive tendo participado ativamente do processo de desenvolvimento da plataforma. Nós realizamos testes em que uma tarefa foi dada para o usuário e, caso ele não conseguisse realizá-la, tínhamos ali um ponto de atenção para melhorarmos à usabilidade”, disse Rodrigo.

 

Fonte: Sefaz

Foto: Divulgação