TCE

Manaus – O delegado federal Sérgio Fontes, ex-secretário de Segurança do Amazonas, vai assumir a Secretaria de Defesa Social, uma nova pasta criada pelo prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), para os próximos quatro anos.

A informação foi confirmada durante entrevista no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, onde David Almeida participou de uma ação limpeza programada.

Na ocasião, David Almeida reforçou que Sérgio Fontes vai trabalhar em prol da segurança no âmbito municipal.

“Vamos juntar quatro estruturas e fazer uma reforma administrativa no mês de janeiro para enviar à Câmara Municipal de Manaus no mês de fevereiro. O Sérgio já aceitou o convite, ele vai comandar a segurança na prefeitura. A ideia é fazer bases móveis e firmar uma parceria com a Polícia Militar”, comentou.

Durante sua programação, David Almeida ouviu usuários do transporte coletivo, a resposta foi unânime: segurança. Ele afirmou que a nova secretaria vai armar e treinar os guardas municipais para fazer a fiscalização nos terminais e paradas de ônibus.

Biografia

Sérgio Fontes é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 1991. Foi advogado Civil, Criminal e Trabalhista de 1992 a 1994, além de exercer as funções de Chefe de Gabinete do Procurador Chefe da PR/AM 1994 a1995.

Como Delegado de Polícia Federal foi Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes no Amazonas (1996 a 2002), Delegado Regional Executivo da SR/DPF/AM (2002 a 2003), Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado (2004 até 2006), professor da Academia Nacional de Polícia (ANP), superintendente regional da Polícia Federal no Estado de Rondônia (março de 2007 até março de 2008), superintendente regional da Policia Federal do Estado do Amazonas (2008 a 2013), diretor da Academia Nacional de Polícia (2013 a 2014) e diretor de Gestão de Pessoal do Departamento de Polícia Federal.

Sérgio Fontes assumiu a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em 2014, no lugar do coronel Paulo Roberto Vital, a convite do ex-governador José Melo – cassado em 2017.

Ele ficou no cargo até agosto de 2017 e foi substituído pelo deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade).

Foto: Divulgação