


Após o pico da pandemia da Covid-19 na
capital, os Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) da
Secretaria de Estado de Saúde (Susam) estão retomando as atividades de rotina.
Primeira porta de entrada na rede de urgência, os SPAs aproveitaram para
reforçar o perfil de atendimento e promover readequações na estrutura,
melhorando a assistência.
capital, os Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) da
Secretaria de Estado de Saúde (Susam) estão retomando as atividades de rotina.
Primeira porta de entrada na rede de urgência, os SPAs aproveitaram para
reforçar o perfil de atendimento e promover readequações na estrutura,
melhorando a assistência.
Com a redução do número de casos na capital,
as unidades estão se reestruturando e voltando a receber pacientes de baixa e
média complexidade, além de atendimentos de urgência.
as unidades estão se reestruturando e voltando a receber pacientes de baixa e
média complexidade, além de atendimentos de urgência.
O SPA Coroado recebeu um novo equipamento de
raio–X digital, trazendo rapidez e modernidade ao atendimento. Já o SPA e
Policlínica Danilo Corrêa ampliou a rede de diagnóstico com a reativação e
ampliação da sala de endoscopia para o atendimento ambulatorial.
raio–X digital, trazendo rapidez e modernidade ao atendimento. Já o SPA e
Policlínica Danilo Corrêa ampliou a rede de diagnóstico com a reativação e
ampliação da sala de endoscopia para o atendimento ambulatorial.
“O fluxo de atendimento desse serviço de
endoscopia na unidade vai continuar como era antes, pelo Sisreg (Sistema de
Regulação). O agendamento e a capacidade semanal são de 12 endoscopias”,
informou a diretora da unidade, Priscila Carvalho.
endoscopia na unidade vai continuar como era antes, pelo Sisreg (Sistema de
Regulação). O agendamento e a capacidade semanal são de 12 endoscopias”,
informou a diretora da unidade, Priscila Carvalho.
O serviço de endoscopia tinha sido
interrompido durante a pandemia, em razão da geração do aerossol, e a unidade
aproveitou o momento para fazer uma reestruturação na sala de atendimento.
interrompido durante a pandemia, em razão da geração do aerossol, e a unidade
aproveitou o momento para fazer uma reestruturação na sala de atendimento.
Fluxos
– De acordo com o gerente de Urgência e
Emergência da Susam, Moab Amorim, com a experiência da pandemia, as unidades
aperfeiçoaram os fluxos, indicando à população o perfil de atendimento dos SPAs
e UPAs.
– De acordo com o gerente de Urgência e
Emergência da Susam, Moab Amorim, com a experiência da pandemia, as unidades
aperfeiçoaram os fluxos, indicando à população o perfil de atendimento dos SPAs
e UPAs.
“O atendimento no SPA caracteriza-se
exatamente pelos pacientes de primeiro atendimento, que seria aquela febre, um
desconforto, uma tosse, uma pequena luxação por queda, aquele paciente que não
requer um atendimento de média e alta complexidade”, explicou Amorim.
exatamente pelos pacientes de primeiro atendimento, que seria aquela febre, um
desconforto, uma tosse, uma pequena luxação por queda, aquele paciente que não
requer um atendimento de média e alta complexidade”, explicou Amorim.
Na UPA José Rodrigues, no bairro da Cidade
Nova, a direção também utilizou a experiência dos atendimentos da Covid e
pretende usar como retaguarda o serviço de Atenção Básica.
Nova, a direção também utilizou a experiência dos atendimentos da Covid e
pretende usar como retaguarda o serviço de Atenção Básica.
“Agora, com a retomada dos serviços, nós já
iniciamos os atendimentos dos pacientes com classificação verde, mas
continuamos com o apoio de retaguarda das Unidades Básicas de Saúde da zona
norte, com a retaguarda dos pacientes azuis”, disse a diretora da UPA, Glenda
Freitas.
iniciamos os atendimentos dos pacientes com classificação verde, mas
continuamos com o apoio de retaguarda das Unidades Básicas de Saúde da zona
norte, com a retaguarda dos pacientes azuis”, disse a diretora da UPA, Glenda
Freitas.
Protocolos
– Com a reorganização dos fluxos houve também o reforço do protocolo de
Manchester, que consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores:
vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, numa gradação em que o vermelho
representa os casos de maior gravidade, e o azul, os casos de menor gravidade.
– Com a reorganização dos fluxos houve também o reforço do protocolo de
Manchester, que consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores:
vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, numa gradação em que o vermelho
representa os casos de maior gravidade, e o azul, os casos de menor gravidade.
“Aquele paciente que tem uma febre, que a
gente classifica na classificação de Manchester nesse primeiro atendimento como
verde, como azul, de pacientes que não tem risco iminente de uma piora ou um
óbito, ele é pra entrar pelo SPA”, detalhou Amorim.
gente classifica na classificação de Manchester nesse primeiro atendimento como
verde, como azul, de pacientes que não tem risco iminente de uma piora ou um
óbito, ele é pra entrar pelo SPA”, detalhou Amorim.
O gerente ainda ressalta que pacientes na
classificação laranja e vermelho, considerados graves, fazem parte do perfil de
atendimento de Hospitais e Prontos-Socorros (HPS). “São os hospitais de porte,
que têm exames mais complexos, hospitais que o paciente vai estar por mais
tempo internado ou que precisa de uma especialidade, uma nefrologia,
oftalmologia”, disse o gerente.
classificação laranja e vermelho, considerados graves, fazem parte do perfil de
atendimento de Hospitais e Prontos-Socorros (HPS). “São os hospitais de porte,
que têm exames mais complexos, hospitais que o paciente vai estar por mais
tempo internado ou que precisa de uma especialidade, uma nefrologia,
oftalmologia”, disse o gerente.
Fonte: SUSAM
Foto: Divulgação