InícioAMAZONASSimpósio Amazonense sobre desenvolvimento na primeiríssima infância acontece em Manaus nos dias...

Simpósio Amazonense sobre desenvolvimento na primeiríssima infância acontece em Manaus nos dias 22 e 23 de agosto

O Instituto Casulo Bebê promove em Manaus, nos dias 22 e 23 de Agosto, o Simpósio Amazonense sobre desenvolvimento na primeiríssima infância. O evento será realizado na Faculdade Martha Falcão, na rua Natal, 3000, Adrianópolis e contará com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde diretamente ligada aos cuidados com a primeira infância.

O evento é direcionado a profissionais e estudantes da área da saúde e as inscrições estão sendo realizadas exclusivamente no formato online, podendo ser efetivadas através do link https://www.sympla.com.br/evento/simposio-amazonense-sobre-neurodesenvolvimento-na-primeirissima-infancia-medicina-corpo-e-psiquismo/2954850. A taxa de inscrição varia de acordo com a categoria profissional.

A aula magna do evento, que será realizada no dia 22, a partir das 18h30, será ministrada pela doutora em psicologia clínica Marie-Christine Laznik, e terá como tema a “Atualidade científica sobre marcadores precoces associados ao risco no desenvolvimento”. A mediação será feita pela psicanalista Adriana Lima, presidente do Instituto Casulo Bebê.

“Será um momento de muito aprendizado, com uma profissional que estuda esse tema há muitos anos, possui muito conhecimento para compartilhar e principalmente trazer as novas questões relacionadas ao desenvolvimento na primeira infância, os novos desafios e os caminhos que indicam para onde devemos caminhar”, destaca Adriana Lima.

Em seguida será realizada uma discussão sobre neurodesenvolvimento, que será conduzida pelo médico Saul Cypel, neurologista infantil e contará com a participação de vários especialistas ligados ao processo de desenvolvimento da criança.

No dia 23, as atividades iniciam às 8h30, com uma sessão clínica com filmes com Marie-Christine Laznik, que irá abordar o tema “Tratamento transdisciplinar de bebês com sinais de risco (psicomotricidade, osteopatia e psicanálise)”. Em seguida será realizada uma mesa redonda que abordará o tema “Vínculo mãe-bebê”, com moderação da psicóloga Katherine Benevides, vice-presidente do Instituto Casulo Bebê.

No período da tarde, a partir das 13h, será realizada a conferência “Do neurodesenvolvimento ao desenvolvimento humano”, que será proferida pela médico Saul Cypel. A partir das 15h acontece uma mesa redonda sobre autismo que será conduzida pela medica pediatra Elena Marta. “Psicanálise e genética – controvérsias”, será o tema da mesa redonda conduzida pela pediatra Adriana Taveira, que acontece a partir das 16h30.

A partir das 18h será feita a apresentação de um caso clínico sobre o tratamento de um bebê de 9 meses com sinais de retraimento, conduzido por Marie-Christine Laznik e às 19h30, encerrando a programação, será realizado o lançamento do livro “Psicanálise e Genética”, de autoria de Marie-Christine Laznik.

Instituto
O Instituto Casulo Bebê é um espaço de acompanhamento transdisciplinar que oferta atendimento gratuito para bebês de 0 a 3 anos e para gestantes de alto risco.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fisioterapeuta, médicos pediatra, geneticista e neuropediatra.
O instituto também atua na área de educação, ofertando curso de atualização para profissionais e estudantes da área de saúde.

Palestrantes

Marie-Christine Laznik é psicanalista e pesquisadora doutora em psicologia, formadora de psicanalistas à reanimação psíquica de bebês com risco de autismo. É autora dos livros A voz da sereia – o autismo e os impasses na constituição do sujeito e Clínicas de bebês – litoral entre psicanálise e neurociências. É radicada na França desde 1972 e membro da International Lacanian Association.

Saul Cypel é professor Livre Docente de Neurologia Infantil na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), doutor em neurologia, atuando principalmente nas áreas voltadas ao desenvolvimento humano e aprendizagem, neurologia infantil e adolescência, distúrbios da aprendizagem e epilepsia.

Fonte: Instituto Casulo Bebe

Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

LEIA MAIS