TCE

Evento contará com a presença da imprensa e convidados na Cachaçaria do Dedé do Parque 10

Com a finalidade de atrair visitantes e propagar as belezas e riquezas naturais encontradas na Amazônia, será realizado neste sábado, 21, o lançamento do mais novo site especializado de turismo amazônico, o Mundo Amazônia (mundoamazonia.com), para mostrar tudo sobre o que faz a Amazônia especial. O evento acontece na Cachaçaria do Dedé do Parque 10, a partir das 20h, com a presença da imprensa e convidados. No evento jornalistas de algumas cidades do Brasil estarão presentes para fazer o pré-lançamento do primeiro Seminário de Jornalismo Investigativo do Amazonas, que acontecerá em novembro deste ano.

Na ocasião, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento entre profissionais e estudantes, também haverá o pré-lançamento do 1° Seminário de Jornalismo Investigativo da Amazônia, a ser coordenado pela carioca mestra e jornalista Angelina Nunes, ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com outros jornalistas de Manaus e outras cidades do Brasil. O seminário acontecerá dia 30 de novembro, das 8h às 18h, no Tropical Executivo Hotel (Av. Coronel Teixeira, 1320 A – Ponta Negra).

“Em minha opinião o site é um espaço onde o visitante poderá encontrar reportagens e materiais dedicados ao turismo e cultura amazônica, além de ficar por dentro de tudo e ser devidamente orientado para que possa aproveitar o que há de melhor nessa região. Já o seminário, que acontecerá em novembro, apresentará um importante diferencial desse curso que é focar inteiramente no jornalismo investigativo e proporcionar uma experiência singular aos participantes, tendo em vista abrir novos horizontes e esclarecer as nuances de atuação desse segmento da comunicação”, destaca Angelina.

O evento tem como público-alvo a comunidade acadêmica do curso de jornalismo e profissionais da área de comunicação que já trabalham ou têm interesse no assunto. Durante o seminário, serão ministradas quatro palestras com a presença de profissionais a nível nacional, como Emanoel Alencar, com o tema “Investigação no Meio Ambiente”;  Vera Araújo, com o “Caso Mariele e outras coberturas de grande repercussão”; Sérgio Ramalho irá expor sobre “Investigando o Crime Organizado”; e Marcelo Soares, traz o tema “Conversando com Dados, como conseguir informações pela internet”.

Sobre os palestrantes

*Angelina Nunes*

Jornalista, mestra em Comunicação Social pela UERJ,  MBA em Formação de Executivos Infoglobo pelo IBMEC, graduada em Comunicação Social pela UFRJ (ECO) e professora universitária. Orientou TCCs em Jornalismo Investigativo em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da qual foi presidente no biênio 2008-2009. Atualmente integra o conselho da entidade e coordena o Programa Tim Lopes, que trata da investigação e acompanhamento dos casos de agressões graves e assassinatos de jornalistas no Brasil.

Tem mais de 30 anos de experiência em redações. Recebeu os prêmios de jornalismo Rey de España, IPYS, SIP, Prémio Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano e Esso com a série de reportagens “Os Homens de Bens da Alerj”; Vladimir Herzog, Every Human Has Rights Media Awards, Embratel e CNH com a série “Favelas S.A”; Embratel com a série “Propinoduto”; Esso com a série “As Quentinhas”; Esso com “Tribunal do Tráfico”.

*Marcelo Soares*

Jornalista, fundador da empresa de análise de dados e desenvolvimento de audiência Lagom Data. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi membro fundador e o primeiro gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Primeiro editor de audiência e dados da Folha de São Paulo, lecionou jornalismo de dados nas pós-graduações em jornalismo digital da ESPM e da PUCRS. Colaborou com o Los Angeles Times, Wired News e MTV Brasil.

Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017) e INEP (2018). Desde 2016 se dedica a consultorias e oficinas de audiência e análise de dados em diversas empresas de comunicação.

*Emanuel Alencar*

Carioca, formou-se em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem pós-graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente é editor de Conteúdo e Sustentabilidade do Museu do Amanhã, onde atua na elaboração de exposições, atualização da exposição principal e organização de palestras e eventos. Com experiência de 14 anos em jornais impressos – como “O Fluminense” e “O Globo” – atua como freelancer no projeto #Colabora e no portal ((o))eco.

*Vera Araújo*

Jornalista há 30 anos e advogada. Trabalhou no Jornal do Brasil e está no Globo há 19 anos, atuando como repórter na área de jornalismo investigativo.

Em 2005, Vera revelou em O GLOBO a existência das milícias, grupo formado por policiais, bombeiros e ex-policiais que extorquem dinheiro dos moradores de comunidades a pretexto de lhes “oferecer” segurança privada ao expulsar traficantes. Em troca, eles cobram ainda pela venda de gás e serviços de TV à cabo, transporte alternativo, internet e outros.

A reportagem sobre as milícias, nome criado por ela, lhe rendeu o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, em 2008, além de outra premiação, em 2010, com a matéria “Exército de Laranjas”, na qual revelou as fraudes nas licitações de compras do Instituto Militar de Engenharia do Exército (IME). Em 2009, foi vencedora do  Prêmio Esso Sudeste, com o trabalho em equipe na série “Democracia nas Favelas”, pelo GLOBO. Foi agraciada ainda com o Prêmio Mulher Imprensa, na categoria repórter de jornal, em 2012. Venceu dois prêmios Embratel, em 2008 e 2003, com as séries “Dimenor: Os Adultos de Hoje”, sobre o destino de uma geração de adolescentes infratores após terem completado 18 anos; e “No Rastro das Propinas (O Caso do Propinoduto), ambos em equipe, publicadas no Jornal O Globo.

*Sérgio Ramalho*

Jornalista investigativo independente. Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pela antiga Universidade Gama Filho. Foi repórter especial no Jornal O DIA e no GLOBO.

Em 25 anos de jornalismo publicou reportagens nas revistas Status, Veja e nos jornais Washington Post, USA Today e Folha de São Paulo. É colaborador dos sites UOL e The Intercept Brasil.

Recebeu vinte prêmios internacionais e nacionais nas categorias jornalismo investigativo, direitos humanos e responsabilidade social, com destaque para: Interamericano de Imprensa (SIP), Instituto Prensa y Sociedade (IPYS), Vladimir Herzog, Esso de Reportagem Nacional, Barbosa Lima Sobrinho (Embratel) e Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.