TCE

Manaus – Chega a 17 o total de municípios do Amazonas em situação de emergência em razão da severa estiagem que afeta a região. Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do Estado, as cidades mais atingidas pela baixa das águas se localizam nas Calhas do Alto Solimões, Médio Solimões, Juruá e Purus. Outros 38 municípios estão em estado de alerta e cinco em atenção.

Nesta terça-feira (27), o governo do Amazonas informou que a hidrovia do rio Solimões, nos trechos entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant (a 1.108 e 1.121 quilômetros a oeste de Manaus, respectivamente), e região do Tabocal no rio Amazonas (entre Manaus e Itacoatiara, a 176 quilômetros a leste da capital) vão receber serviço emergencial de dragagem.

Segundo o governador, o rio Solimões está muito assoreado, em razão da severa seca que afeta o Estado. O Governo Federal vai investir R$ 41 milhões nos trabalhos no trecho entre Tabatinga e Benjamin Constant, que abrangem oito quilômetros de extensão, e R$ 100 milhões para os serviços entre Tabocal e rio Amazonas, em 12 quilômetros. A previsão de início é para os próximos dias.

0

Com informações da assessoria