InícioAMAZONASSuframa recebe projeto 'Ecoadubo' da V.V. Refeições e discute parceria para economia...

Suframa recebe projeto ‘Ecoadubo’ da V.V. Refeições e discute parceria para economia circular com o DAS

A Suframa recebeu, nesta segunda-feira (28), representantes da V.V. Refeições para apresentação do projeto-piloto “Ecoadubo”, que transforma resíduos orgânicos em adubo 100% natural. A reunião contou com a participação do superintendente Bosco Saraiva e da equipe da empresa, com a responsável pela área operacional Taína Albuquerque, a nutricionista e gerente de qualidade Karoline Teles, e o colaborador da área administrativa André Jeferson.

O projeto-piloto está sendo executado com a Moto Honda da Amazônia, onde a empresa produz cerca de 22 mil refeições diárias, gerando aproximadamente 114 toneladas de resíduos orgânicos por mês. A proposta é focar na reutilização de dois subprodutos principais, cascas de ovo e borra de café, que possuem alto potencial nutritivo. Esses resíduos serão convertidos em cerca de 15 toneladas mensais de adubo 100% natural.

O processo de compostagem já está em andamento e leva, em média, entre 60 a 90 dias para a produção do adubo final. O projeto conta com a empresa BioLíder, licenciada para operar compostagem.  “A nossa meta é transformar esse insumo em benefício direto para nossos clientes e colaboradores, mas também contribuir com projetos sustentáveis em parceria com a Suframa”, explicou Taína Albuquerque.

Durante a reunião, o superintendente Bosco Saraiva destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia circular na região. “É fundamental que a gente feche esse ciclo dentro da lógica industrial. Essa proposta vai ao encontro do que defendemos, que é ampliar as ações para além do Polo Industrial de Manaus, com potencial de expansão também para o Distrito Agropecuário da Suframa”, afirmou.

Saraiva também reforçou o convite para que a V.V. Refeições participe da Feira do Distrito Agropecuário da Suframa, prevista para setembro. O evento é voltado à integração entre produtores do DAS, fornecedores, distribuidores e empresas do Polo Industrial de Manaus.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS