O Super Terminais iniciou na sexta-feira (30) o transporte do módulo que irá compor a estrutura montada em Itacoatiara como parte da operação para garantir o trânsito de cargas pelo Rio Negro durante o período mais seco.
O módulo pesa 60 toneladas e completa o porto flutuante que está sendo montado em Itacoatiara.
O governador Wilson Lima havia anunciado na última semana a instalação de duas grandes estruturas flutuantes em Itacoatiara, no médio Amazonas, como medida para garantir o abastecimento da cidade durante a grave seca que atinge o estado.
“Enfrentamos a dificuldade muito grande este ano com a descida dos rios, bem abaixo dos níveis do ano passado, e tudo indica que teremos uma seca histórica”, afirmou o governador.
De acordo com Lima, todas as secretarias estaduais e o Comitê de Acompanhamento à Estiagem estão envolvidos na montagem dessas estruturas. A primeira delas, do Chibatão, já está quase finalizada e a segunda, do Super Terminais, chegará nos próximos dias.
“Essas estruturas vão funcionar como grandes píers, permitindo a atracação de navios de grande porte. Ao chegar em Itacoatiara, a carga será fracionada e transferida para balsas ou embarcações menores, garantindo assim o transporte até Manaus”, explicou o governador.
A expectativa é que a primeira carga já comece a chegar ao porto improvisado entre os dias 8 e 9 de setembro.