Na  última terça-feira (04/01), 4 mil testes de HIV, Sífilis e Hepatites Virais foram entregues para as unidades prisionais da capital amazonense, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Essa iniciativa é do Departamento de Saúde do Sistema Prisional para realizar exames nos detentos para o diagnóstico e prevenção dessas doenças durante o mês.

Os testes foram ofertados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

No total, sete unidades de Manaus receberam os testes: a Central de Recebimento e Triagem (CRT), os Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPMs 1 e 2); o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ); Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT); Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e por último, o Centro de Detenção Feminino (CDF).

De acordo com o  secretário da Seap, coronel Paulo César Gomes, é importante  realizar essas testagens nas unidades prisionais. “As pessoas privadas de liberdade têm direito a fazer esses exames e todos os cuidados com a saúde e nosso departamento de saúde preocupado com essas questão, realiza essa ação de prevenção”, afirmou.

Durante a entrega, a diretora do Departamento de Saúde da Seap, Carolina da Motta, ressaltou que essa iniciativa faz parte das ações de saúde de monitoramento e manejo clínico da secretaria “Através dessas atividades, podemos chamar atenção para a prevenção e a assistência, além de servir para orientar sobre o diagnóstico precoce e adesão ao tratamento da doença”, disse.

Testes: As testagens serão coordenadas pelo Departamento de Saúde do Sistema Prisional (CSSPAM) da Seap em parceria com as empresas cogestoras de cada unidade.