TCE
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) deu posse, nesta terça-feira (4), a quatro novos juízes substitutos de carreira. Após participação em curso de formação inicial obrigatório, os magistrados serão designados para reforçar o atendimento do Poder Judiciário no interior do Amazonas.
Aprovados em concurso público, foram empossados pelo presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, os magistrados: Clarissa Ribeiro Lino e David Nicollas Vieira Lins e, ainda, Janeiline de Sá Carneiro e Danny Rodrigues Moraes, os dois últimos: marido e esposa.
Natural de Rio Branco/Acre, Clarissa Ribeiro Lino tem 33 anos; é bacharel em Direito pela Universidade do Norte; advogada; pós-graduada pelo Instituto Jurídico Damasio de Jesus e é ex-assessora jurídica da Procuradoria-Geral do Estado do Acre.
Nascido em João Pessoa/Paraíba, David Nicollas Vieira Lins tem 36 anos; é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ); pós-graduado em Processo Civil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e foi aprovado aos 18 anos no cargo de técnico de serviços judiciários do Tribunal de Justiça da Paraíba, onde atualmente vinha exercendo em cumulação o cargo de assessor de desembargador.
Marido e esposa
Nascidos no estado do Ceará, Janeiline de Sá Carneiro e Danny Rodrigues Moraes são casados e foram, também, empossados como juízes substitutos de carreira da Justiça Estadual.
Com 30 anos completos e natural da cidade de Sobral/CE, Janeiline de Sá Carneiro formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, trabalhou como advogada e foi também servidora pública do Poder Judiciário da União.
Danny Rodrigues Moraes tem 31 anos; é natural de Fortaleza/Ceará; bacharel em direito pela Universidade de Fortaleza; foi aprovado por três vezes para o cargo de juiz substituto e sempre teve como sonho retornar ao Amazonas, Estado onde cresceu.
Os quatro novos magistrados foram nomeados pelo presidente do TJAM por meio dos Atos 353, 354, 355 e 356, conforme publicação na edição de 19 de dezembro de 2019 do Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Os magistrados foram aprovados na 56.ª, 57.ª, 58.ª e 59.ª colocação em concurso público, no qual, outros 55 aprovados já haviam sido empossados e estão atuando na Justiça Estadual.
Acolhida
Ao dar posse aos quatro novos juízes, o presidente do TJAM afirmou que com um grande entusiasmo o Poder Judiciário dá as boas-vindas aos novos magistrados para reforçar o atendimento judiciário em prol da sociedade. “O Amazonas é um Estado diferenciado por conta de suas características e, ao dar as boas-vindas em nome da Corte, destaco que é importante que cada um dos senhores tenham a consciência de que é necessário, em seu ofício, igualar-se à condição de cada jurisdicionado, que esperam dos juízes humildade e seriedade para atendê-los em suas demandas, levando consigo, em suas atitudes, o nome do Poder Judiciário. Da mesma forma, nestas palavras de boas-vindas, destacamos que os senhores encontrarão no Poder Judiciário do Amazonas um Tribunal com estrutura tecnológica que é uma das mais modernas do País e que vem conquistando todas as Metas Nacionais”, afirmou o desembargador Yedo Simões.
Compromisso e dedicação
Recém-empossada juíza, Clarissa Ribeiro Lino afirmou que poder atuar como magistrada na região Norte do País é um sonho que agora se concretiza. “Sou natural do Acre e conheço a realidade da população da região Norte. Ingressar na magistratura e poder atuar na minha região é um sonho, e espero me doar de corpo e alma para fazer um bom trabalho”, afirmou.
David Nicollas Vieira Lins mencionou que a nomeação e posse é um sonho que se concretiza e que todos se dedicarão para levar a Justiça a quem precisa. “É uma missão honrosa e um sonho – meu e de minha família –, construído por muitas mãos. Nosso desafio, agora como magistrados, é manter o padrão de qualidade da Justiça Estadual, que alcançou todas as metas nacionais estipuladas no último ano e atuar, inicialmente, com vigor no interior do Estado que, embora seja um desafio, será muito gratificante”.
Para Danny Rodrigues Moraes, a perspectiva inicial é favorecer o desenvolvimento dos cidadãos do interior do Amazonas. “O ingresso na magistratura é um grande sonho que se realiza, e nosso compromisso é o de fortalecer o Judiciário Estado, levando a pacificação para o interior e contribuindo para que o TJAM continue cumprindo todas as Metas da forma com que vem cumprindo”.
Já a juíza Janeilline de Sá Carneiro mencionou que um dos objetivos é levar a Justiça a quem necessita. “Venho de uma caminhada na Justiça Federal, no interior do Ceará, e sempre tenho comigo o sonho de auxiliar os mais necessitados, aqueles que buscam justiça e têm dificuldade de acessá-la. Nossa dedicação será neste sentido”, disse.
Realizada na Sede do TJAM, no bairro Aleixo (zona Centro-Sul de Manaus), solenidade de posse foi prestigiada pelo subprocurador-geral de Justiça do Estado, Fábio Monteiro; pelo presidente da Associação de Magistrados do Amazonas e juiz auxiliar da presidência do TJAM, Luís Márcio Nascimento Albuquerque; pela vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas, Greyce Benayon; pelo presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas, Marcelo de Castro Lima Filho e pela corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Melissa Souza Borborema.
Também prestigiaram a solenidade os desembargadores do TJAM: Ari Jorge Moutinho da Costa; Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura; Domingos Jorge Chalub Pereira; Cláudio César Ramalheira Roessing; Carla Maria Santos dos Reis; Nélia Caminha Jorge; Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro; Elci Simões de Oliveira; Délcio Luís Santos; e a juíza convocada para atuar como desembargadora, Onilza Abreu Gerth.
A cerimônia foi prestigiada, também, por juízes da 1.ª instância e por servidores do TJAM.
Afonso Júnior e Terezinha Torres
Fotos: Raphael Alves e Chico Batata
Revisão de texto: Joyce Tino
https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/2480-tjam-empossa-quatro-novos-juizes-substitutos-de-carreira-dentre-os-quais-marido-e-esposa