Foto: Divulgação

O Dia Mundial do Turismo e o Dia Municipal do Turismólogo, celebrados nesta segunda-feira (27/9), foram comemorados em grande estilo durante o último fim de semana, com a realização do 3º Torneio de Pesca Esportiva Caramuri. O evento foi organizado na comunidade São Francisco do Caramuri, localizada na região do Baixo, em Rio Preto da Eva (a 25 quilômetros de Manaus), zona rural de Manaus, com apoio da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que é presidida pelo vereador William Alemão (Cidadania).

A competição fez parte da semana de programação alusiva à data festiva, coordenada pela própria comissão, e foi capitaneada pela Associação Comunitária Agrícola Santos do Caramuri.

O torneio foi disputado em duas categorias. Na embarcada em voadeira ou bote, que contou com 25 duplas participantes, o vencedor foi o Amigos do Açu, com 242 pontos. Na caiaque, que teve 11 competidores, a Titan Gambiarra sagrou-se campeã, com 243 pontos.

O evento também teve a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror-AM), que realizaram o congresso técnico e a arbitragem oficial do torneio.

William Alemão acompanhou toda a programação e destacou a importância do evento para a retomada do turismo e da própria economia, após meses de revés, por conta da pandemia do novo coronavírus.

“É como falei anteriormente: Manaus e toda essa área que compõe a Região Metropolitana da cidade, possuem uma vocação turística gigantesca. Precisamos trabalhar isso com maior frequência, pois o resultado aparece, com certeza! A Amazônia é atração em qualquer lugar do mundo e a pesca esportiva faz parte dessa realidade. Nós, da Comissão de Turismo, entendemos assim e continuaremos a apoiar todo e qualquer projeto que venha a somar nesse sentido”, garantiu o parlamentar.

Simultaneamente à competição também foi realizada a Feira da Agricultura Familiar de São Francisco do Caramuri, que faz parte do calendário cultural da comunidade e abriu as festividades do aniversário de Manaus.

Na oportunidade, os moradores receberam dois kits de casa de farinha semimecanizada, que irá apoiá-los na produção de farinha de mandioca na localidade.

 

Homenagens

A programação especial da CMM alusiva ao Dia do Turismo e do Turismólogo começou na última quinta-feira (23), no plenário Adriano Jorge da CMM, quando foi realizada a solenidade de entrega da Medalha de Ouro Luiz Ricardo Tadros à diretora de Turismo da Manauscut, Oreni Braga, e do Diploma de Honra ao Mérito, a personalidades que atuam diretamente no setor na capital amazonense.

 

Projeto

A ação é fruto do Projeto de Decreto Legislativo 014/2021, de autoria de William Alemão, e foi realizada com o objetivo principal de conscientizar as pessoas para a importância da atividade turística e dos valores sociais, culturais, políticos e econômicos que a mesma apresenta.

Na ocasião, foi apresentado um vídeo temático que mostrou fatos marcantes da história de Manaus, além de pontos turísticos que são a cara da cidade, como Encontro das Águas, Teatro Amazonas, Praças São Sebastião e Tenreiro Aranha, Relógio Municipal, Avenida Eduardo Ribeiro e Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Também foram abordadas maravilhas como a Ponta Negra, Arena da Amazônia, Ponte do Rio Negro, Arena Povos Amazônia, entre outras, consideradas cartões postais e com grande potencial turístico, mas que, segundo o vídeo, ainda carecem de maior atenção por parte do poder público.

 

Importância

O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro, desde o ano de 1980, pela Organização Mundial do Turismo (OMT), instituição pertencente ao Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).

A pesca esportiva é uma das modalidades que mais ajudam na preservação do meio ambiente. Além de fazer com que o pescador devolva o animal fisgado de volta ao habitat natural, ela faz com que o espaço utilizado para a atividade (ecossistema) permaneça equilibrado.

Na competição, os participantes devem obedecer a quatro princípios básicos: pescar, admirar, fotografar e devolver o peixe para a água em perfeitas condições.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador William Alemão

Foto: Divulgação