TCE

A transição capilar é um processo delicado, que devolve à mulher suas madeixas naturais após anos de químicas que transformaram a estrutura do fio. Depois de anos expostos a alisamentos, progressivas, permanentes e até excesso de chapinhas, voltar às origens exige paciência e dedicação.

Durante meses e meses, os cabelos ficam indefinidos, com texturas diferentes na raiz e nas pontas. É um esforço que, apesar de demorado, vale a pena porque revela a autoaceitação e até reconstrução da autoestima por parte das mulheres.

Como lidar com os fios de textura “indefinida”

Cuidado com as ferramentas térmicas: Jéssica Amaral, especialista da Clínica dos Cachos, em São Paulo, indica moderação no uso de modeladores com calor durante a transição. Ela explica que a umidade do cabelo deve ser preservada para que os cachos ganhem definição e os fios não percam a saúde. “O calor do secador pode atrasar ainda mais o processo”, argumenta.

Que tal passar a tesoura?

Quem não quer cortar os fios de vez, no estilo big chop, pode tirar as pontas lisas aos poucos. O ideal é passar por aconselhamento profissional, a fim de entender quais cortes e caimentos funcionam para o tipo de fio. Ainda que as pontas não formem cachos instantâneamente, aparar o comprimento ajuda a mandar a química embora de vez, além de eliminar pontas duplas e outros sinais de ressecamento.

Os penteados são grandes amigos

Vale apostar em presos e tranças para estilizar os fios em transição. No caso dos torcidinhos, eles ainda ajudam a dar forma aos fios na hora de sotlar. “Também é possível recorrer a um secador em temperatura baixa com difusor e creme para ativar as ondas”, afirma Jéssica.

Busque referências

Procure seguir influencers, famosas e pessoas que você se identifica para se inspirar e ver que é possível ter cabelo cacheado. Também vale acompanhar quem está na mesma fase do processo que você – é poderoso ver imagens de pessoas inspiradoras com características em comum. Outra abordagem interessante é criar um grupo no WhatsApp com amigas passando pela mesma questão.

Hidrate bem e aposte do styling

Mantenha a hidratação e evite óleos que deixem o cabelo pesado. “O mais recomendado são os óleos vegetais finos. Evite o óleo de coco, por exemplo, que pode causar efeito reverso por abrir os cachos”, comenta Charles. Ativadores de ondas também são uma mão na roda. Aplique nos fios ainda molhados e amasse com o auxílio de uma toalha. Se quiser, vale refazer os cachos da moldura do rosto enrolando mechas finas nas pontas dos dedos e soltando em seguida.