InícioSAÚDETreinamento de funcionários reduz risco de contaminação cruzada na limpeza profissional

Treinamento de funcionários reduz risco de contaminação cruzada na limpeza profissional

A prática contribui para a saúde pública e o bem-estar da população em Manaus

Com o crescimento na contratação de empresas para a realização de serviços de limpeza profissional, o treinamento de funcionários ganha destaque no mundo. Após a pandemia da covid-19, a preocupação com locais limpos e livres de doenças ganhou ainda mais importância, fazendo com que a formação adequada de profissionais de limpeza se tornasse uma prioridade em Manaus.

O treinamento de limpeza profissional proporciona aos colaboradores o conhecimento necessário para aumentar a produtividade e o desempenho, além de garantir sua segurança ao lidar com produtos químicos. Além disso, favorece para a saúde pública da população que utiliza os espaços beneficiados.

Em Manaus, a JAN-PRO segue os padrões de limpeza treinando franqueados e colaboradores em uma formação contínua e abrangente. O sistema de cores na limpeza, por exemplo, é uma técnica que utiliza materiais de trabalho de cores diferentes para cada setor ou atividade desempenhada. O objetivo é organizar, padronizar e tornar mais segura a higienização de ambientes.

Fernanda Mamud, diretora regional da JAN-PRO, explica que o uso de panos de cores distintas para áreas diferentes previne a contaminação cruzada, que é muito comum quando um único material de limpeza é usado em inúmeros ambientes. “A contaminação cruzada ocorre quando agentes patogênicos ou sujeiras são transferidos de uma superfície para outra, o que pode aumentar o risco de doenças e comprometer a eficácia da limpeza”, afirma.

Ao adotar uma codificação por cores para os panos de limpeza, é possível designar cada cor para um tipo específico de área, como banheiros, cozinhas e superfícies de contato frequente. Essa abordagem minimiza o risco de que contaminantes sejam inadvertidamente transferidos entre ambientes, garantindo uma limpeza mais eficiente e segura.

Riscos de contaminação
A contaminação cruzada é um risco significativo na limpeza e manutenção de ambientes, ocorrendo quando patógenos ou sujeiras são transferidos de uma superfície ou área para outra, frequentemente devido ao uso inadequado de materiais de limpeza.

Ao limpar o banheiro e, em seguida, tocar a maçaneta ao sair, pode haver contaminação cruzada. Mesmo que a pessoa responsável pela limpeza esteja usando luvas, quem tocar a maçaneta depois pode se contaminar, pois os microrganismos podem ter sido transferidos pela luva contaminada.

“A transferência de contaminantes pode resultar na propagação de doenças infecciosas e comprometer a eficácia das práticas de limpeza. Adotar estratégias como a utilização de panos codificados por cores e garantir a separação rigorosa dos materiais de limpeza para diferentes áreas são medidas cruciais para prevenir a contaminação cruzada e assegurar a manutenção de ambientes verdadeiramente limpos e seguros”, conclui Mamud.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.jan-pro.com.br ou nas redes sociais @janpromanaus.

Sobre a Jan-Pro
A JAN-PRO é líder mundial em serviços de limpeza comercial e desinfecção de ambientes, com mais de 30 anos de atuação no mercado e presença em 11 países. Reconhecida pela sua excelência, a JAN-PRO oferece soluções de limpeza que garantem ganhos de produtividade, qualidade, redução de custos e responsabilidade ambiental. Especializada em limpeza profissional, a empresa combina ciência e tecnologia para proporcionar ambientes limpos e seguros. Recomendada para limpeza comercial, a JAN-PRO é uma marca de confiança que se destaca pela inovação e eficiência em suas operações.

 

 

Artigos Relacionados

LEIA MAIS