InícioAMAZONASTrump critica ações contra Bolsonaro e fala em “perseguição política”

Trump critica ações contra Bolsonaro e fala em “perseguição política”

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede social Truth Social nesta segunda-feira (7) para manifestar apoio a Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta investigações e processos na Justiça brasileira. Para o republicano, o ex-chefe do Executivo está sendo alvo de perseguição política semelhante à que ele afirma ter sofrido em seu próprio país.

Trump afirmou estar atento ao que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro, seus familiares e apoiadores. Segundo ele, o ex-presidente brasileiro deveria ser julgado apenas nas urnas. “O verdadeiro julgamento deveria ser feito pelos eleitores. Isso se chama democracia. Deixem Bolsonaro em paz!”, escreveu.

Sem mencionar diretamente os processos em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), Trump reforçou a tese de que Bolsonaro é inocente. “Eles o atacam sem trégua, noite e dia, há anos. Tudo porque ele defendeu seu povo. Não fez nada de errado”, disse o norte-americano.

Bolsonaro é réu por suposta participação em uma tentativa de golpe após as eleições de 2022. Ele responde por cinco crimes, incluindo tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito por meio da força e envolvimento em organização criminosa. Caso seja condenado por todas as acusações, pode pegar mais de três décadas de prisão.

Trump ainda destacou que teve contato com Bolsonaro e o classificou como um “líder firme” e “grande negociador”. A relação entre os dois é antiga, marcada por elogios mútuos desde a campanha eleitoral de 2018 no Brasil.

Atualmente, Bolsonaro está impedido de disputar eleições até 2030. A inelegibilidade foi decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dois julgamentos distintos, que apontaram abuso de poder político e uso indevido da máquina pública, tanto em reunião com embaixadores quanto nas celebrações do Bicentenário da Independência, em 2022.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS